Missão do MEC vai ao Japão em abril

O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o embaixador do Brasil no Japão, André Amado, acertaram nesta quarta-feira, 17, o envio, em abril, de uma missão do MEC ao Japão para avaliar os avanços da cooperação nas áreas da educação básica, certificação de jovens e adultos e na pós-graduação.

De acordo com a chefe substituta da Assessoria Internacional do MEC, Cláudia Baena, a missão será formada por integrantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), das secretarias de Educação Básica (SEB) e de Educação a Distância (Seed) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entre as tarefas da missão, destacam-se a visita a 42 escolas particulares homologadas pelo Conselho Nacional de Educação em 2006 e o acerto de detalhes da oferta do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em três províncias do Japão, em outubro deste ano.

Cláudia Baena disse que o embaixador André Amado informou ao ministro que está trabalhando na constituição de um fundo destinado à aquisição de livros didáticos para os alunos brasileiros que estudam no Japão e para equipar bibliotecas para consulta de brasileiros residentes no país. O fundo, explica Baena, será formado por empresas brasileiras que têm interesse no Japão e por empresas japonesas com interesse comercial no Brasil. As escolas privadas para brasileiros no Japão são 98, onde estudam 5.617 alunos do ensino fundamental, 698 do ensino médio e 2.272 na pré-escola.

No encontro, o embaixador relatou ao ministro Haddad que duas das 42 escolas privadas que atuam no Japão, homologadas pelo CNE em 2006, já conseguiram o status de Miscellanneous School. Este título isenta a instituição de ensino de vários impostos nacionais e regionais, habilita a receber subsídios públicos e os alunos têm direito ao passe escolar. Receberam o título as escolas Professor Kawase e Cantinho Brasileiro e, em março, será a  vez da Escola Fuji.

Data: 18/01/2007