Ministro apresenta plano preliminar de expansão das escolas técnicas federais

Os governadores da Região Nordeste conheceram nesta quinta-feira, 11, em Natal (RN), o plano preliminar de expansão das escolas técnicas federais, que foi um dos projetos anunciados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na campanha eleitoral em 2006.

A expansão das escolas técnicas federais, explicou o ministro da Educação, Fernando Haddad, deve ocorrer em 140 cidades-pólo que apresentam potencial de crescimento e necessidade de formação de mão-de-obra para a indústria, agropecuária, agroindústria e serviços. Os pólos serão fomentadores da educação e da qualificação profissional, distribuindo  benefícios para um grande número de cidades do seu entorno.

Dos 140 pólos previstos, a partir de estudos do Ministério da Educação baseados em indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e da Integração Nacional, Haddad anunciou que 49 deverão ficar no Nordeste.

Tomando a lista preliminar, o MEC, em conjunto com os governadores de cada região do país, vai definir nos próximos 60 dias quais cidades serão as sedes dos pólos. Depois deste pré-acerto, explicou Haddad, o plano de expansão da rede de escolas técnicas federais será entregue ao presidente Lula que determinará quantas e quais serão construídas a cada ano.

Data: 12/01/2007