topo_cabecalho
Diretor do CTRN/UFCG integra comitê que selecionará direção do Insa

O diretor do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN) da UFCG, João Batista Queiroz de Carvalho (foto), foi indicado pelo ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Sérgio Machado Rezende, para integrar o comitê de busca que selecionará o diretor do Instituto Nacional do Semi-Árido (Insa). As inscrições dos candidatos ao cargo vão até o próximo dia 28 de fevereiro; e o processo seletivo incluirá apresentação e entrevista oral.

Esse sistema de escolha de dirigentes vem sendo praticado pelo MCT para os cargos de direção de todas as suas unidades de pesquisa, com amplo sucesso. A seleção, que dá origem a uma lista tríplice encaminhada ao MCT, é sempre realizada por comitês de especialistas que buscam identificar, dentre os membros das comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição.

O Comitê é presidido por Manoel Dantas Vilar Filho (Comitê Executivo para Implantação do INSA) e tem como relator Ivon Palmeira Fittipaldi (Coordenador-Geral da Representação Regional do MCT no Nordeste). Além do professor João Queiroz, completam a equipe de especialistas: Ana Maria Giulietti Harley (Universidade Estadual de Feira de Santana), Maria Norma Ribeiro (Universidade Federal Rural de Pernambuco) e Everaldo Rocha Porto (Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semi-Árido: EMBRAPA, Petrolina-PE).
 
Para o cargo de direção do Insa podem se candidatar quaisquer pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados que atendam aos requisitos básicos de competência profissional reconhecida e portador do título de Doutor ou equivalente; visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica; experiência administrativa e capacidade de promover a agregação entre  pesquisadores, bolsistas e o pessoal técnico-administrativo que compõem ou irão compor os quadros do instituto; visão de futuro para a instituição, empenho no desenvolvimento integrado científico, tecnológico e de inovação voltados para os desafios institucionais inerentes à implantação e consolidação do Insa.

Também se exige aos pretendentes, o comprometimento com a elaboração e execução do Plano Diretor e capacidade para sua atualização sempre que necessário; habilidade para tratar questões científicas, administrativas, políticas e de visão estratégica relacionadas com a missão institucional da unidade; experiência em cooperação nacional e internacional; motivação para enfrentar novos desafios; experiência comprovada em questões e temas inerentes as regiões semi-áridas, especialmente relacionados a recursos hídricos, biodiversidade e sistemas de produção; e perícia na captação e gestão de recursos de agências de fomento e estabelecimento de parcerias com instituições e empresas públicas e privadas.

As cartas de inscrição para o cargo devem ser enviadas, até o dia 28 de fevereiro, acompanhadas de curriculum vitae do candidato e de um texto de até cinco páginas, descrevendo seu projeto de gestão e sua visão de futuro à luz da missão e finalidades do Insa, como estabelecido na Portaria MCT nº 896 de 30 de novembro de 2006, que encontra-se disponível na página eletrônica do MCT (digitar em busca : Portaria 896/2006).
                        
Endereço para envio das inscrições :  MANOEL DANTAS VILAR FILHO, no Instituto Nacional do Semi-Árido – INSA; Av. Floriano Peixoto, 715,  2º Andar – Centro; CEP 58100 – 001; Campina  Grande – PB. Maiores informações pelo telefone (83) 3321 6567


Data: 08/01/2007