Paraíba conquista quatro medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Física 2006

Estudantes do ensino médio de escolas da Paraíba obtiveram uma excelente participação na Olimpíada Brasileira de Física (OBF 2006). Foram conquistadas quatro medalhas de ouro, uma de prata, uma de bronze e três menções honrosas. O resultado foi divulgado no último dia 21.

Receberam medalha de ouro os estudantes Marcos Augusto Filho, do Colégio Marista Pio X, e Matheus Henrique Barbosa, do Colégio Motiva, ambos de João Pessoa (na categoria 1ª Série), Cássio Lins Gil de Farias, do Colégio Cristo Rei, em Patos, e Victor Araújo de Andrade, do Colégio Motiva Miramar, em João Pessoa (na categoria 2ª série). A medalha de prata foi para Osman Batista de Medeiros Filho, do Colégio Cristo Rei, de Patos (na categoria 3ª série), enquanto que a medalha de bronze ficou com Eddy Lopes Medeiros, do Colégio Motiva Miramar, em João Pessoa (na categoria 2ª série). As menções honrosas foram para Gabriel Assis Bezerra, do Colégio Motiva, Rodolfo Fernandes Nunes, do Colégio GEO Tambaú (ambos da 1ª. Série), e Dinart Duarte Braga, do Colégio Motiva (na categoria 3ª série).

Segundo o coordenador do evento na Paraíba, professor Rafael Rodrigues, da UFCG, a OBF é realizada em três fases: a primeira ocorre no mês de agosto e é realizada na escola de cada estudante. Dela pode participar todo estudante inscrito no ensino médio. A segunda fase ocorre no mês de setembro; é realizada em locais determinados pelo coordenador estadual e dela participam os estudantes que atingirem na primeira fase um número mínimo de acertos definido pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física (COBF). A terceira fase ocorre no mês de outubro ou novembro; é realizada na sede da coordenação estadual e dela participam os estudantes que na segunda fase atingirem a nota mínima definida pela COBF.

Data: 28/12/2006