Um ano de expansão na UFCG

Mais de 30 obras consolidam o crescimento da universidade

Difícil elencar, sem recorrer às anotações ou esforço da memória, as obras que foram concluídas ou estão em andamento na Universidade Federal de Campina Grande este ano. É o outro lado do projeto de expansão da UFCG, além da criação dos campi Cuité e Pombal, que vem sendo desenvolvido pela Reitoria. Novos cursos de graduação e pós-graduação, aumento da frota de veículos, modernização de laboratórios e salas de aula e aquisição de equipamentos, juntamente com a construção de novas instalações, têm feito de 2006 um ano de edificações.

As palavras do prefeito universitário Eduardo Bonates, ao comparar a UFCG a um imenso canteiro de obras, “sem analogia ou ironia”, traduzem as realizações na construção civil em todos os campi. “As fundações dessa realidade vêm do bom relacionamento do reitor Thompson Mariz nos ministérios, especialmente os da Educação e da Saúde, e do seu prestígio junto à bancada federal paraibana”, comentou.

Tal expansão começa a enfrentar a falta de espaço para novas edificações no campus Campina Grande. No momento, os arquitetos da Prefeitura Universitária encontram-se debruçados sobre cálculos e medidas, às margens dos limites territoriais, à procura de uma área para a construção do Almoxarifado Central. “Pouco a pouco nos deparamos com as problemáticas do “onde construir?” e do “espaço já reservado”, quando vamos projetar o crescimento da universidade”, disse Bonates.

Este ano, foram realizadas ampliações e reformas na Unidade Acadêmica de Física, Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), Pró-Reitoria de Ensino e nas residências universitárias (com a construção do refeitório na residência do bairro da Prata); conclusão do prédio da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística (UAME) e do Laboratório de Caracterização (Engenharia de Materiais). Estão em andamento ainda as construções do Laboratório de Análises Minerais (Engenharia de Minas), do Arquivo Geral, e a urbanização da área de acesso à UAME (que vai do Laboratório de Dessalinização ao de Armazenamento). Todas essas obras no campus Campina Grande.

No campus Patos, foi construído o auditório do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) e encontram-se em andamento a construção de uma central de aulas (com dez salas) e a urbanização do campus e do Hospital Veterinário. Em Sousa, reformas e construção de salas de aula. Cajazeiras, reformas e construção de uma central de aula com 14 salas. Em Cuité, foram realizadas reformas na antiga Escola Agrícola Raimundo Asfóra, para instalação do setor administrativo, coordenações, sala de aula e laboratório de informática. Estão em construção a central de aulas (14 salas), o ambiente de professores, a biblioteca e o setor de manutenção.

Para 2007, no campus Campina Grande, podem ser citadas obras já licitadas e que serão iniciadas ainda este ano: a construção da central de aulas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Almoxarifado Central e as reformas no auditório da Biblioteca Central e da Sala AB 100 (sala de reuniões do Centro de Humanidades), nos padrões do auditório da Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores (Sods), para uso de toda a comunidade acadêmica. Também será realizada a construção do campus Pombal.

“A expansão da UFCG consolida as palavras do reitor Thompson Mariz, que, desde sua gestão pro tempore, já apontava os horizontes a serem trilhados pela instituição”, disse o prefeito universitário, não esquecendo de lembrar que muitas das obras deste período tiveram a participação do seu antecessor na Prefeitura Universitária, Bráulio Maia.

Data: 22/12/2006