Toma posse nova diretoria do Hospital Universitário

Em solenidade bastante prestigiada pela classe médico-hospitalar do Estado, tomou posse, na manhã desta quarta-feira, 20, no cargo de diretora geral do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) a professora Alana Abrantes Nogueira de Pontes, eleita para um mandato de quatro anos. Ela substitui o médico Evaldo Dantas da Nóbrega. O reitor Thompson Mariz também empossou os diretores Administrativo e Médico-Assistencial, Homero Gustavo Correia Rodrigues e Valeriano Soares Azevedo.

Em suas palavras de agradecimento ao reitor pela confiança nele depositada, Evaldo Nóbrega falou dos desafios enfrentados e das conquistas alcançadas durante o período em que ficou à frente da administração geral do Hospital Universitário. Ele fez um relato da modernização das instalações e da aquisição de equipamentos, pedindo à nova diretoria um empreendedorismo direcionado aos cidadãos carentes, que muito precisam daquela unidade hospital.

Após um breve histórico da criação do Hospital Universitário, e evidenciando o fato de ser a primeira mulher a dirigi-lo, Alana Abrantes disse ser necessária a ajuda de todos os que fazem o HU, por reconhecer que ninguém administra sozinho. Nas palavras de congregação e mobilização ao comprometimento, pediu cobrança, mas também o cumprimento de seus deveres. “Não é preciso que o Ministério Público ou a Controladoria Geral da União estejam nos lembrando das nossas obrigações”, disse, ao anunciar que serão tomadas medidas “que poderão chocar, a princípio, mas que hão de ser reconhecidas como fatores de melhoria na qualidade de serviços prestados à sociedade”.

O reitor Thompson Mariz lembrou que, apesar das dificuldades atravessadas durante os últimos anos, muito foi feito pelo Hospital Universitário, a exemplo de investimentos em infra-estrutura e a contratação de 50 médicos, desde a criação da UFCG. “Reconheço que muito ainda se tem por fazer. Como também, o quanto é desgastante - do ponto de vista pessoal – administrá-lo, onde muitas das medidas a serem tomadas contrariam interesses bem particulares,” frisou, ressaltando que a nova administração assume com o desafio de romper velhos conceitos e resgatar a excelência do HU no cenário nordestino.

O diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Paulo Freitas, se mostrou bastante otimista quanto ao futuro do Hospital Universitário. “A nova administração, que é formada por professores e preceptores, contribuirá para a melhoria do ensino – enquanto hospital-escola – e, conseqüentemente, do atendimento”.

Também estiveram presentes, entre outras personalidades públicas, o chefe da Divisão de Convênios e Gestão do Ministério da Saúde, Venâncio Palmeira Filho, o presidente do Conselho Regional de Medicina, Dalvélio de Paiva Madruga; o ex-diretor administrativo do HU, Fernando Oliveira, e o prefeito universitário, Eduardo Bonates.

Em 2007 - Além da instalação do Instituto de Traumatologia (Into) - aprovado pelo Ministério da Saúde, em outubro deste ano - que fará do Hospital Universitário referência no tratamento específico de deformidades congênitas ou por acidentes, onde serão aplicados 2,3 milhões em equipamentos; o aumento do número de atendimentos; investimentos nas áreas de obstetrícia e ginecologia; e a criação de uma maternidade-escola (no antigo Barracão) estão na pauta de realizações para o próximo ano.

Data: 20/12/2006