topo_cabecalho
Expedição acha 52 novas espécies em ilha asiática

Peixe de oito milímetros está entre as descobertas

Cientistas da anunciaram ontem a descoberta de pelo menos 52 novas espécies de animais e plantas na ilha de Bornéu, no Sudeste Asiático, em expedições realizadas nos últimos dois anos.

Entre os bichos apresentados pelos pesquisadores da ONG WWF (Fundo Mundial para a Natureza) está um peixe com oito milímetros de comprimento, apontado com o segundo menor invertebrado do planeta.

"Quanto mais observamos, mais encontramos", disse Stuart Chapman, coordenador do estudo no chamado coração de Bornéu (foto), área de floresta com 220 mil quilômetros quadrados no centro da ilha onde a maioria das espécies apresentadas ontem foram achadas. "Essas descobertas reafirmam a posição de Bornéu como um dos mais importantes centros de biodiversidade do mundo."

A floresta cobre a maior parte do território da ilha, que é dividida pela Indonésia, pela Malásia e por Brunei. Nos últimos dez anos, mais de 400 espécies foram encontradas na região.

Entre outras criaturas apresentadas ontem estão uma inusitada espécie de bagre, com dentes proeminentes e uma ventosa na barriga, que o animal usa para se grudar às pedras para descansar em áreas de corrente.

Das 52 novas espécies apresentadas, 30 são peixes, duas são rãs, três são árvores, uma é um arbusto e 16 são novas variedades de gengibre.

Ao apresentar os animais e plantas encontrados, os cientistas lançaram um apelo por esforços de conservação ambiental na área. A floresta tem perdido espaço para seringais, plantações de palmeiras oleaginosas e extração de madeira para papel.

Segundo os cientistas, a saúde da região é fundamental para a captação de água nas nascentes de rios que fornecem água potável e ajudam isolar incêndios florestais.
(Associated Press)


Data: 20/12/2006