Instituto Centec inaugura Entreposto de Mel e Cera no CVT de Barbalha, Ceará

Santana do Cariri ganha Núcleo de Tecnologia da Informação e Centro

Um Entreposto de Mel e Cera que dará suporte à produção dos apicultores do Cariri vai ser inaugurado no próximo dia 21, às 8h, no Centro Vocacional Técnico (CVTec) de Barbalha.

Participam da solenidade o governador Lúcio Alcântara, o secretário da C&T, Hélio Barros, e o presidente do Instituto Centec, Amaury Oriá.

Na unidade, denominada Padre Agostinho Mascarenhas, o mel dos pequenos produtores será processado em centrifugadora para ter padrão de uniformidade e ser colocado no mercado em volume com maior valor agregado, com a extração da cera a ser devolvida aos produtores.

No mesmo dia, será inaugurado um Núcleo de Informação Tecnológica (NIT) em Santana do Cariri, que conta em suas instalações também com um Centro Digital do Ceará (CDC) com 10 computadores ligados em rede para cursos na área de tecnologia da informação, voltados para a geração do negócio, emprego e renda.

O NIT possui espaço de 1.150 metros quadrados com 830 metros quadrados de área construída numa antiga escola que estava fechada há cerca de 10 anos.

Mais de 80 alunos já se inscreveram para os cursos do CDC e foram abertas inscrições para duas turmas do curso de Secretariado, informa Oriá. As instalações do NIT pertencem à Fundação José Furtado Leite.

Foram cedidas ao Instituto Centec em regime de comodato por 10 anos. O CDC Professora Maria Lazalite Furtado Queiroz vai ocupar 90 m².

O espaço do NIT conta ainda com três salas de aula para 30 alunos cada, sala para administração, banheiros e cantina.

Uma ONG de Santana do Cariri, a Sociedade Movimento Cidadania, Desenvolvimento e Ética, ficou com uma ala do prédio com duas salas de aula para alfabetização de adultos, uma sala de computadores e secretaria.

O secretário executivo da Secitece, João de Aquino Limaverde, informa que o prédio reformado dispõe ainda de mais 300 m² para futura ampliação das atividades do Instituto Centec, inclusive cursos a distância e implantação de oficinas de produção.

Segundo ele, está em projeto a instalação de uma fábrica de mosaico e de uma fábrica de sandálias do tipo havaianas para treinamento e capacitação de artífices.

Data: 19/12/2006