Prefeitura da UFCG estuda a adoção de novas medidas de segurança

Preocupada em manter a integridade da comunidade acadêmica e a segurança de seus freqüentadores, bem como do patrimônio do campus, a Prefeitura Universitária da UFCG está estudando a implantação de novas medidas a partir de 2007. Dentre as normas a serem estabelecidas estão redução do número de entradas – alguns portões podem ser isolados - e a utilização de um cartão de controle para entrada e saída de veículos na universidade.

Responsável pela aplicação das novas medidas, o coordenador de Vigilância da UFCG, Lourival Serafim, disse que a limitação dos portões de acesso permitirá um maior controle e remanejamento dos agentes de vigilância para rondas, aumentando a segurança em setores que requerem maior atenção, como os estacionamentos e áreas de pouco trânsito, a exemplo dos blocos com laboratórios, de uso restrito e limitado. “Temos tido reuniões semanais com o nosso pessoal para análise e direcionamento, reavaliando constantemente nossa estratégia preventiva”, salientou.

O contingente da vigilância no campus Campina Grande é composto por 59 agentes, sendo 25 deles servidores e 34 de empresa terceirizada, especializada em segurança, que são distribuídos por postos no campus, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (Medicina), no Hospital Universitário, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), na Carpintaria e na Depuradora, em regime de 12/36 horas. Ainda auxiliam no controle de acesso 25 porteiros, também terceirizados.

Estima-se que circulam diariamente pelo campus Campina Grande em torno de sete mil pessoas, entre integrantes da comunidade universitária, usuários das agências bancárias, praticantes de esportes, pesquisadores e alunos do ensino médio que freqüentam as bibliotecas. “Apesar da sua vasta área territorial e do grande fluxo de usuários”, diz o prefeito universitário Eduardo Bonates, “a UFCG é certamente uma das instituições de ensino superior mais seguras do Nordeste”.

Data: 19/12/2006