Projetos de design da UFCG recebem premiação nacional

A UFCG ganhou destaque no cenário nacional do design de produtos ao receber, no último dia 6, em São Paulo, duas premiações do 5º Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio, na categoria projeto. Os prêmios, 3º lugar e menção honrosa, foram conquistados pelos alunos Louise Brasileiro Quirino, Ademário Santos Tavares, Hoardy da Silva Alves e Lediana dos Santos Costa, da Unidade Acadêmica de Desenho Industrial, sob orientação do coordenador de Pesquisa e Extensão, professor Itamar Ferreira. Esta é a primeira vez que um só orientador tem dois de seus projetos premiados.

Com o parecer do júri evidenciando o rigor e a fundamentação na criação de um produto de grande apelo visual e comercial, o projeto “Estojo para itens de primeiros socorros utilizado na prática de esportes de aventura” da aluna concluinte Louise Brasileiro Quirino, obteve o terceiro lugar. Ela disse que uma das motivações para participar do concurso foi destacar a Paraíba no cenário do design nacional, ampliando o reconhecimento da capacidade criativa dos designers nordestinos. “A escolha do tema surgiu pelo fascínio por embalagens para transporte de remédios, já que sempre colocava alguns medicamentos dentro de caixinhas pequenas e as carregava na bolsa”, explicou.

A menção honrosa ao projeto “Carrinho para transporte de água mineral”, dos pré-concluintes Ademário Santos Tavares, Hoardy da Silva Alves e Lediana dos Santos Costa, segundo o júri do concurso, foi conquistada pela solução diferenciada dos produtos existentes no mercado, com detalhes ergonômicos muitas vezes esquecidos no processo projetual. Hoardy Alves, um dos homenageados, falou da importância de participar do prêmio nacional. Segundo ele, além do reconhecimento conquistado, “a honraria traz um diferencial curricular e influencia na conquista de espaços profissionais”.

O orientador dos trabalhos, Itamar Ferreira, disse que o resultado consolida o reconhecimento do potencial dos alunos e recompensa a preocupação do corpo docente em repassar um conhecimento atualizado, que possibilita a concorrência de igual para igual com outras instituições de renome nacional. “Esse prêmio reforça a tradição do design de produto da UFCG, resultado de quase três décadas do curso, que vem se destacando no cenário nacional com premiações diversas, vencendo também o preconceito por ser uma instituição do interior nordestino”, ressaltou.

Com 775 inscritos na edição 2006, o Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio é um concurso científico e cultural que visa incentivar e difundir as idéias dos estudantes brasileiros no desenvolvimento de novos produtos e aplicações, estimulando o crescimento profissional do mercado de reciclagem e contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável, abrangendo toda a cadeia produtiva.

Em duas categorias - Projeto e Planejamento de Gestão - o prêmio é aberto à participação de estudantes dos cursos brasileiros de nível superior em tecnologia, sob orientação de professor da mesma instituição, não existindo restrição quanto ao tipo de curso, período ou categoria de participação.

Veja aqui os projetos premiados.

Data: 15/12/2006