topo_cabecalho
Pesquisa cria célula-tronco embrionária a partir de óvulo

Pesquisadores americanos anunciaram nesta quinta-feira que obtiveram células-tronco embrionárias a partir de óvulos não fecundados de fêmeas de camundongo, uma técnica que pode oferecer possibilidades futuras para transplante de tecidos e órgãos, evitando rejeição do organismo

A técnica, aplicada por especialistas do Hospital Infantil de Boston e da Escola de Medicina de Harvard, nos EUA, é chamada de partenogênesis - um procedimento que dispensa o uso de gametas masculinos. A pesquisa foi publicada na revista científica Science.

Depois de obtidas as células-tronco, os pesquisadores selecionaram apenas as que eram compatíveis com o camundongo fêmea e a reinjetaram no animal. O procedimento foi bem-sucedido e o material deu origem a vários tecidos específicos. No entanto, alguns tecidos não puderam ser criados, provavelmente devido à ausência de DNA masculino.

"A técnica, se funcionar em humanos, oferece uma maneira eficiente de gerar linhagens de células-tronco adaptadas a partir de mulheres. Isso acabaria com o problema de rejeição de tecidos pelo organismo", explica George Daley, um dos responsáveis pelo estudo. Experiências do tipo já haviam sido testadas em ratos e camundongos, mas essa foi a primeira vez que os cientistas conseguiram extrair células-tronco embrionárias.

"Estamos tentando produzir células-tronco embrionárias humanas a partir da técnica", disse.

Obter células-tronco a partir de embriões, apesar das grandes possibilidades científicas que oferecem, por serem capazes de se transformar em qualquer tipo de tecido ou órgão, é um procedimento polêmico - principalmente entre grupos religiosos que defendem a existência de uma vida que deve ser preservada no embrião.

A possibilidade oferecida pela pesquisa é tentar extrair esse mesmo tipo de célula a partir de óvulos não fecundados, o que seria menos polêmico, pois ainda não teria ocorrido a fertilização e o começo da divisão celular. Mesmo assim, segundo Daley, o tema continua polêmico, pois é preciso usar um grande número de óvulos para desenvolver as linhagens.


Data: 15/12/2006