topo_cabecalho
ONU alerta Brasil para mudanças no clima

Fenômeno é global; chuvas e secas continuarão a afetar o país em 2007

A agricultura brasileira continuará a sofrer o impacto de secas e mudanças climáticas em 2007, especialmente provocadas pelo El Niño. Segundo a ONU, a seca no Brasil em 2006 afetou a produção de soja em 11%.

O Brasil ainda foi alvo de anomalias climáticas, como o calor de 44,6 graus em Bom Jesus (PI), um dos índices mais altos já atingidos na história do país. Em todo o mundo, foi o sexto ano mais quente da história.

'Pelo menos até os três ou quatro primeiros meses do ano (2007), os efeitos do El Niño continuarão a ser sentidos no Brasil, o que deve gerar chuva na costa oeste da América do Sul e seca no Nordeste e no centro do país', afirmou Michel Jarraud, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada à ONU.

A entidade destacou que, em 2006, as secas que atingiram o país tiveram também conseqüências devastadoras para a agricultura no Sul, principalmente no primeiro semestre. Um estudo coordenado pela Agência Nacional de Água (ANA) estimou que somente o Nordeste precisaria de investimentos de R$ 3,6 bilhões contra a seca.

As ondas de calor que atingiram o Brasil no início do ano também foram identificadas como uma das principais anomalias no que se refere à temperatura global. O registro de 44,6 graus Celsius em Bom Jesus no dia 31 de janeiro seria um exemplo das mudanças climáticas.

Dados revelados ontem em Genebra indicam que 2006 foi o sexto ano mais quente da história e, enquanto secas atingiam algumas regiões, chuvas nos Estados Unidos, Bolívia e Ásia causavam grandes prejuízos.

Em países como Inglaterra, Holanda e Dinamarca, o outono foi o mais quente nos últimos 350 anos. Em algumas regiões na Europa, como nos Alpes, a temperatura média foi 3 graus Celsius acima do normal, reduzindo o volume de neve nos picos das montanhas e causando prejuízos às estações de esqui.

Desde o inicio do século 20, a temperatura média da terra subiu 0,7 graus. Mas foi apenas depois da década de 70 que o aumento acelerou. Segundo a agência ligada à ONU, a temperatura da superfície da terra está hoje 0,4 graus acima da média dos últimos 30 anos, que foi de cerca de 14 graus Célsius.

A agência da ONU ainda destacou o aumento do número de secas e enchentes no mundo em 2006 em comparação com os anos anteriores, inclusive no Brasil.

O ano marcou ainda pelo registro do maior buraco já visto na camada de ozônio, com 29,5 milhões de quilômetros quadrados. O tamanho supera o de 2005, recorde anterior.


Data: 15/12/2006