Fundação Humboldt abre novo programa de bolsas para cientistas da América Latina

Foco do programa: direito, economia e sociologia

Com o objetivo de intensificar a cooperação científica com países da América Latina, nas áreas de ciências jurídicas, econômicas e sociais, a Fundação Humboldt, em cooperação com a Fundação Fritz Thyssen, está lançando um novo programa de bolsas para os próximos anos, a partir de 2007.

O programa Bolsas Thyssen-Humboldt de Curta Duração para Cientistas Sociais da América Latina (Thyssen-Humboldt-Kurzzeitstipendien für Gesellschaftswissenschaftler aus Lateinamerika) visa dar a oportunidade a cientistas latino-americanos de realizar projetos de pesquisa de própria escolha na Alemanha.

Terão prioridade, entretanto, projetos de pesquisa sobre os seguintes temas: boa governança e instituições estáveis; responsabilidade política e democratização; processo de desenvolvimento na América Latina e Europa: progressos e retrocessos; interculturalidade e integração.

O trabalho de pesquisa na Alemanha deve ter a duração total de seis meses, dividida em duas estadias dentro dos períodos de férias letivas na América Latina, ou seja, entre dezembro e março.

Neste período, será realizado uma vez por ano um evento conjunto de todos os bolsistas, para incentivar o intercâmbio interdisciplinar e a formação de uma rede especializada e regional. Os resultados das pesquisas serão publicados numa coletânea em vários idiomas.

Ex-bolsistas da Fundação Humboldt não podem candidatar-se a este programa, mas podem requerer apoio, dentro do Alumni-Programm, para uma nova estadia de pesquisa na Alemanha.

Para as primeiras bolsas, a serem concedidas a partir de dezembro de 2007, o prazo para candidatura termina em 30 de abril de 2007. O resultado deverá sair em agosto.

Confira
os pré-requisitos e documentos necessários para a candidatura, bem como detalhes do programa no link www.humboldt-foundation.de/new .

Para mais esclarecimentos, a Fundação Humboldt colocou o email info@avh.de à disposição.

Data: 13/12/2006