Governo analisa expansão do ProUni e do Fies

O governo federal estuda medidas para ampliar o acesso subsidiado de estudantes ao ensino superior privado, incluindo alterações no programa Universidade para Todos (ProUni) e no Financiamento do Ensino Superior (Fies). Uma das idéias é permitir que o aluno com uma bolsa de 50% no ProUni possa trocar sua parte da mensalidade por trabalho em ações educativas.

Outra é aumentar o prazo para a amortização do pagamento do Fies e o valor da mensalidade que o financiamento poderá cobrir. O MEC termina nesta semana um pacote de medidas que serão apresentadas ao presidente Lula na semana que vem.

Hoje, a maior parte das vagas do ProUni são integrais, mas cerca de um terço é de vagas de 50%, para quem tem renda familiar mais alta. Mesmo assim, muitos não conseguem pagar sua parte.

"Seria possível o MEC pensar em financiar 100%, com o aluno dando em troca o engajamento em programas de educação", disse o ministro Fernando Haddad.

Data: 13/12/2006