topo_cabecalho
Projeto da UFCG leva alegria a crianças hospitalizadas em Cajazeiras

Enfermeiras do Riso descontraem e ajudam na recuperação dos enfermos

 

Visitas e atividades recreativas têm ajudado na recuperação de crianças hospitalizadas no Hospital Infantil de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano. A dinâmica de auxílio na recuperação dos enfermos é desenvolvida pelo projeto de assistência de enfermagem denominado Enfermeiras do Riso, com a participação de 15 alunas do curso de graduação em Enfermagem do Centro de Formação de Professores (CFP), campus Cajazeiras.

 

O projeto, coordenado pela professora Maria do Carmo Andrade, proporciona momentos de descontração promovendo a saúde através de atividades lúdicas, duas vezes por semana. As crianças são motivadas – dentro das suas condições físicas e de saúde, considerando sua fase de crescimento e desenvolvimento – a participarem de dinâmicas com brinquedos educacionais, músicas, dramatizações, pinturas e fantoches.

 

Durante as visitas, os acontecimentos são registrados em um diário de campo, por meio de palavras-chave, e transcritos com brevidade para que não se percam detalhes e, nos intervalos entre elas, são feitas leituras e análises dos dados coletados para definir o programa da próxima interação. “Nas brincadeiras é privilegiada a prevenção das doenças que acometem as crianças”, ressaltou a coordenadora.

 

O projeto tem repercutido de forma positiva. Segundo a coordenadora do Hospital Infantil, Isabel Marques de Araújo, no dia seguinte às visitas das Enfermeiras do Riso, crianças com falta de apetite passam a se alimentar de forma regular e as que se encontravam tristonhas e sem reação apresentam melhoria nos aspectos físico e psicológico. Das 15 participantes do projeto, 14 são voluntárias que se contagiaram com o lema “Porque rir é o melhor remédio”.


Data: 13/12/2006