UFCG premia participantes da XIX Olimpíada Campinense de Matemática

Competição é realizada anualmente pela Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística

Mais de 300 pessoas lotaram o auditório do Centro de Extensão da UFCG na noite da última segunda-feira, 11, quando foi realizada a solenidade de premiação dos alunos classificados na XIX Olimpíada Campinense de Matemática Professor José Vieira Alves. A competição, promovida pela Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística da UFCG, foi realizada no último mês de maio e contou com a participação de quase 2.500 alunos, vindos das escolas públicas e privadas de Campina Grande e região circunvizinha, além de João Pessoa, Patos e São Mamede.

Ganharam medalhas de ouro os estudantes Dennis Dantas Souza, do Colégio Motiva (Nível 1 - Ensino Fundamental - 5ª e 6ª Séries); Rachel Desiree Moura, das Lourdinas, Alexandre Queiroz de Macedo, das Damas, e Deuzimar Sepúlveda de Vasconcelos, do Motiva (Nível 2 - Ensino Fundamental - 7ª e 8ª Séries); e Felipe Gonçalves Assis e Nustenil Segundo Marinus, ambos do Motiva (Nível 3 - Ensino Médio). Ao todo, foram premiados 70 estudantes.

Abertura da solenidade foi marcada pela apresentação do coral Coro Em Canto, sob regência do maestro Lemuel Guerra, diretor do Centro de Humanidades, que arrancou efusivos aplausos dos presentes. A seguir, o reitor Thompson Mariz felicitou os dirigentes da UAME, “pela capacidade de sempre lotar o auditório com seus eventos, o que demonstra a abrangência de suas atividades, a exemplo da Olimpíada de Matemática, que a cada ano consegue ampliar o número de participantes”.

O chefe da UAME, Jaime Barbosa, enalteceu a importância de eventos como a Olimpíada, lembrando que “é preciso investir em ações deste tipo, que qualifiquem melhor os alunos para os desafios do ensino superior”. Ele ressaltou a excelência da unidade, “que está entre as mais bem conceituadas do país, nas avaliações do MEC, além do Guia do Estudante, da Editora Abril”.

Afirmando que “um evento destas dimensões não acontece sem a colaboração de muitos”, o coordenador da Olimpíada, José de Arimatéia Fernandes, agradeceu a todos os dirigentes, professores, servidores e estudantes que auxiliaram na realização da competição.

O idealizador da competição que leva seu nome, professor José Vieira Alves, se disse orgulhoso pelo fato de alunos de Campina Grande já terem sido premiados em todos os níveis da competição, seja no Brasil ou no exterior. Ele lembrou que em 1987, Walfredo Cirne Filho, atualmente professor da UFCG, foi o único aluno fora do eixo Rio/São Paulo a ser premiado na Olimpíada Brasileira de Matemática, participando em 1988 da Olimpíada Mundial em Canberra, na Austrália. Na década de 90, Murali Srinivasan Vajapeyam, de 25 anos, foi o primeiro brasileiro a ganhar 2 medalhas de ouro na Olimpíada de Matemática do Cone Sul, sendo também um dos poucos brasileiros a participar de 3 olimpíadas mundiais.

Segundo o professor, outro campinense vencedor é o ex-aluno da UFCG, Diogo Diniz Pereira, atualmente fazendo pós-graduação da Unicamp, que ganhou duas medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática Universitária e uma medalha de prata na XII International Mathematical Competition for University Students, realizada no ano passado, na Bulgária. “Recentemente, Felipe Gonçalves Assis, de 16 anos, conquistou a medalha de prata na XI Olimpíada Internacional de Astronomia, realizada em novembro último em Mumbai, na Índia”, disse o professor José Vieira, que finalizou citando o cartunista Henfil, que dizia que “não existe caminho para a felicidade. A felicidade é que é o caminho”.

Veja aqui a lista dos premiados.

Data: 13/12/2006