Professor da UFCG participa de congresso de geofísica nos Estados Unidos

Ele apresenta trabalho sobre pororocas mesosféricas

O professor Amauri Fragoso de Medeiros, da Unidade Acadêmica de Física da UFCG, está participando na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, do congresso da American Geophysical Union – AGU (União Geofísica Americana). No evento, que acontece até a próxima sexta, 15, o professor apresentará trabalho onde analisa a ocorrência de pororocas mesosféricas e sua associação com camadas de inversão de temperatura. O trabalho faz uma comparação de resultados obtidos no Observatório de Luminescência Atmosférica da Paraíba (OLAP), da UFCG, localizado em São João de Cariri, na Paraíba, com dados do Bear Lake Observatory, da Utah State University (Universidade do Estado de Utah), onde o professor atualmente realiza estudos de pós-doutorado.

As pororocas mesosféricas são fenômenos físicos que ocorrem na atmosfera e recebem essa denominação devido à semelhança com o que ocorre nos rio e canais, quando as águas do rio, represando a maré, formam um desnível crescente que se precipita rio acima em sentido contrário à correnteza do rio. A primeira denominação do fenômeno foi bore, palavra do inglês medieval bare que significa onda. A palavra portuguesa pororoca foi derivada do tupi Poro'rog, que significa estrondar.

Data: 11/12/2006