topo_cabecalho
Educação Superior Indígena na Paraíba será debatida na UFCG

Seminário começa nesta quarta

O projeto pedagógico elaborado pela UFCG e pela Organização de Professores Indígenas Potiguara (OPIP) para a implantação de um curso de licenciatura voltado para a capacitação de professores indígenas será debatido nesta quarta-feira, 13, e quinta, 14, durante o seminário “Educação Superior Indígena na Paraíba: Panorama e Perspectivas”. O povo potiguara conta com mais de 10 mil indivíduos, sendo uma das maiores populações indígenas do Brasil e a maior do Nordeste.

O evento é promovido pelo Programa de Apoio à Implantação e Desenvolvimento de Cursos de Licenciatura para Formação de Professores Indígenas (PROLIND), do Governo Federal, e reunirá a comunidade acadêmica da UFCG, representantes da OPIP, das secretarias de Educação Superior (SESu) e de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do MEC, dos conselhos Estadual e Federal de Educação, da Funai, de instituições de ensino superior do país que oferecem curso de graduação direcionados a indígenas, além de representantes de diferentes etnias do Nordeste.

A abertura do evento será realizada pelo reitor Thompson Mariz na próxima quarta-feira, às 19h30, no Centro de Extensão da UFCG, campus Campina Grande, seguida da conferência O Ensino Superior de Indígenas no Brasil, de Antônio Carlos de Souza Lima, coordenador do Laboratório de Pesquisas Sobre Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED), do Museu Nacional do Rio de Janeiro. A noite será encerrada com a realização de coquetel, exposição de artesanato indígena e uma exibição do Toré, dança religiosa dos potiguaras.

A solenidade contará com a participação do diretor do Centro de Humanidades, Lemuel Dourado Guerra; Márcio Caniello, coordenador do PROLIND/UFCG; Joelma Félix Barbosa, coordenadora do PROLIND/OPIP; Verônica Cardozo Pessoa de Carvalho, da Secretaria de Educação Superior do MEC; Neide Martins Siqueira, coordenadora de Apoio Pedagógico da FUNAI, e Antônio Pessoa Gomes (Caboquinho Potiguara), cacique geral Potiguara.

Na quinta, 14, a programação acontece no auditório do Hotel Village, no bairro do Mirante, com a realização de três mesas-redondas e exibição de vídeo.

O Programa de Apoio à Implantação e Desenvolvimento de Cursos de Licenciatura para Formação de Professores Indígenas (PROLIND) faz parte de um programa nacional desenvolvido pelo MEC, por meio da SECAD. No Estado da Paraíba, o PROLIND está sendo realizado pela UFCG em parceria com a OPIP e com o apoio da Funai, da Secretaria de Projetos Estratégicos (SPE) da UFCG, do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos (LEME) e do Projeto Universidade Camponesa (UniCampo).


Data: 11/12/2006