CNPq completa sétimo censo dos grupos de pesquisa do Brasil

O CNPq/MCT encerrou a coleta de dados para o sétimo censo da pesquisa no âmbito do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Foram levantados aproximadamente 21 mil grupos atuantes no país e os resultados serão divulgados em 2007

O censo anterior, realizado em 2004, inventariou 19.470 grupos e 77.649 pesquisadores, sendo 47.973 doutores.

O Diretório, projeto iniciado pelo CNPq em 1992, constitui-se em bases de dados que contêm informações sobre os grupos de pesquisa em atividade no país. Mantém uma base de dados corrente, que pode ser atualizada continuamente, e realiza censos bianuais.

As informações contidas nas bases listam os recursos humanos constituintes dos grupos, as linhas de pesquisa em andamento, as especialidades do conhecimento, os setores de aplicação envolvidos, produção científica e tecnológica e os padrões de interação com o setor produtivo.

Os grupos de pesquisa inventariados estão localizados em universidades, instituições isoladas de ensino superior, institutos de pesquisa científica, institutos tecnológicos e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de empresas estatais ou ex-estatais, não incluindo os grupos localizados em empresas do setor produtivo.

Data: 07/12/2006