UFCG realiza seminário sobre a Educação Superior Indígena na Paraíba Evento será aberto pelo reitor Thompson Mariz A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realiza nos próximos dias 13 e 14, quarta e quinta-feira, o seminário Educação Superior Indígena na Paraíba: Panorama e Perspectivas, promovido pelo Programa de Apoio à Implantação e Desenvolvimento de Cursos de Licenciatura para Formação de Professores Indígenas (PROLIND). A programação do Seminário será aberta às 19h30min pelo reitor da UFCG, Thompson Mariz (foto), pelo diretor do Centro de Humanidades, Lemuel Dourado Guerra, pelo professor Márcio Caniello, coordenador do PROLIND/UFCG, e por Joelma Félix Barbosa, coordenadora do PROLIND/OPIP. Ainda comporão a mesa de abertura Verônica Cardozo Pessoa de Carvalho, da Secretária de Educação Superior do MEC, Neide Martins Siqueira, coordenadora de Apoio Pedagógico da FUNAI, e Antônio Pessoa Gomes (Caboquinho Potiguara), cacique geral Potiguara. Logo após a abertura será realizada a conferência ”O Ensino Superior de Indígenas no Brasil”, que será proferida por Antônio Carlos de Souza Lima, do LACED, Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. O seminário tem o objetivo de colocar em discussão o Projeto Pedagógico elaborado pela UFCG e Organização de Professores Indígenas Potiguara – OPIP e faz parte da agenda de trabalho para construção do Projeto Pedagógico definida em janeiro de 2006 e desenvolvida por uma equipe formada por professores indígenas Potiguara e docentes das Unidades Acadêmicas de Ciências Sociais, Educação e, História e Geografia. O evento é aberto à sociedade e reunirá a comunidade acadêmica da UFCG, representantes da OPIP, das secretarias de Educação Superior e de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, dos conselhos Estadual e Federal de Educação, da Fundação Nacional do Índio, além de representantes de instituições de ensino superior do país que oferecem curso de graduação direcionados para indígenas e representantes de diferentes etnias do Nordeste (e Leste). O Programa de Apoio à Implantação e Desenvolvimento de Cursos de Licenciatura para Formação de Professores Indígenas (PROLIND) faz parte de um programa nacional desenvolvido pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD). No Estado da Paraíba, o PROLIND está sendo realizado pela Universidade Federal de Campina Grande em parceria com a Organização de Professores Indígenas Potiguara – OPIP com o apoio da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), da Secretaria de Projetos Estratégicos da UFCG/Reitoria, do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos (LEME) e do Projeto Universidade Camponesa (UniCampo). Na UFCG, o PROLIND é fruto de uma articulação entre a universidade e o povo indígena Potiguara, cuja população ultrapassa o número de 10 mil indivíduos, sendo uma das maiores populações indígenas do Brasil e a maior do Nordeste. O Programa tem o objetivo construir o Projeto Pedagógico de um curso de Licenciatura Intercultural voltado para a capacitação de professores indígenas que problematize a temática da diferença e da diversidade, uma vez que a questão da identidade potiguara não é apenas uma discussão social, mas também uma preocupação curricular e cultural. Veja a programação completa do evento 13/12/2006 - Centro de Extensão José Farias da Nóbrega 19h30min - Solenidade de Abertura Thompson Mariz – Reitor da UFCG 20h00 - Conferência de Abertura ”O Ensino Superior de Indígenas no Brasil” Antônio Carlos de Souza Lima – LACED, Museu Nacional/UFRJ Coquetel 14/12/2006 - Hotel Village 8h00 – Mesa Redonda 1: Histórico do PROLIND na Paraíba Rodrigo Grünewald – PROLIND/UFCG - UACS Mediador: Estêvão Palitot – PROLIND/UFCG - LEME 9h30min – Vídeo: “O índio não se faz. O índio já nasce feito” 10h00 – Mesa Redonda 2: Experiências do 3º Grau Indígena no Brasil Iolanda Mendonça - Organização dos Professores Indígenas Potiguara – OPIP Mediadora: Fernanda Leal – PROLIND/UFCG - UAE 15h00 – Mesa Redonda 3: Avaliação das Políticas Educacionais Indígenas de Nível Superior Kleber Gesteira – SECAD/MEC Mediador: Pedro Eduardo Pereira - OPIP Data: 10/12/2006 |