Inscrições para o 22º Prêmio Jovem Cientista são prorrogadas

Até o dia 10 de dezembro, os interessados em participar da 22ª edição do Prêmio Jovem Cientista podem efetivar suas inscrições

O prazo acaba de ser prorrogado. A iniciativa é uma parceria do CNPq, do grupo Gerdau, da Eletrobrás/Procel e da Fundação Roberto Marinho. Neste ano, a premiação, que objetiva incentivar a pesquisa no Brasil, tem como tema: "Gestão sustentável da biodiversidade: desafio do milênio".

A iniciativa conta com cinco categorias: Graduado; Estudante do Ensino Superior; Estudante do Ensino Médio; Orientador e Mérito institucional. Também será concedida Menção Honrosa a um pesquisador com o título de doutor que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da área do conhecimento relacionada ao tema deste ano.

Os candidatos serão indicados pelas sociedades científicas selecionadas previamente pelo CNPq.

Na categoria Graduado, podem participar os pesquisadores que tenham menos de 40 anos até 31 de dezembro de 2005. O primeiro colocado receberá R$ 20 mil; o segundo, R$ 15 mil; e o terceiro, R$ 10 mil. Já a categoria Estudante do Ensino Superior é voltada para alunos de cursos superiores que tenham até 30 anos de idade em 31 de dezembro de 2005. O vencedor será contemplado com R$ 10 mil; o segundo colocado, com R$ 8,5 mil; e o terceiro colocado, com R$ 7 mil.

Na categoria Estudante do Ensino Médio, voltada aos alunos do ensino público ou privado e de escolas técnicas, com idade de até 25 anos em 31 de dezembro de 2005, os vencedores receberão um microcomputador e uma impressora. Além disso, os orientadores e as instituições de ensino de cada um dos nove agraciados, de todas as categorias, também serão contemplados com microcomputadores e impressoras.

No caso da categoria Mérito Institucional, o objetivo é incentivar a pesquisa científica em universidades, centros de pesquisa, escolas públicas ou privadas e técnicas. A modalidade premiará com R$ 30 mil a universidade e também a escola que inscrever o maior número de trabalhos com mérito científico, segundo os critérios estabelecidos pela comissão julgadora do prêmio.

De acordo com o CNPq, o pesquisador que for escolhido para receber a Menção Honrosa ganhará, além do reconhecimento da comunidade científica brasileira, uma placa alusiva e R$ 15 mil. Os primeiros colocados de cada uma das categorias do prêmio também receberão uma bolsa de estudos da instituição. No caso da categoria estudantes do ensino médio, todos serão contemplados com uma bolsa de iniciação científica.

Para ter acesso à íntegra do edital do Prêmio Jovem Cientista, clique em: memoria.cnpq.br/sobrecnpq/premios/pjc/

Data: 05/12/2006