topo_cabecalho
Mercosul premia vídeos e filmes sobre ciência

Começa nesta segunda-feira o Cinecien 2006. Documentários, reportagens, vídeos didáticos, curtas e longas metragens: mais de 80 programas em exibição no Memorial Getúlio Vargas, no RJ.

O Festival de Cine e Vídeo Científico do Mercosul (Cinecien), promovido pela Rede Especializada de Ciência e Tecnologia - RECyT, do Mercosul, acontecerá de hoje (4) a domingo (10) e está sendo organizado, neste ano, pelo MCT do Brasil.

A Mostra Competitiva do Cinecien'06 será realizada no RJ, começa hoje (4) e vai até quinta-feira (7), no Memorial Getúlio Vargas - Praça Luis de Camões, s/n, no bairro da Glória - com sessões gratuitas e abertas ao público.

Já a Mostra Paralela acontece entre os dias 8 e 10 de dezembro, no mesmo local, sempre entre 10h e 18h.

O objetivo do Festival, que tem caráter competitivo e não comercial, é estimular os realizadores e as instituições dos países-membros e associados do Mercosul a utilizarem os meios audiovisuais para divulgação de pesquisas em todas as áreas do conhecimento científico, bem como promover e difundir a produção audiovisual científica da região.

O Cinecien'06 contemplará cinco categorias: vídeos e filmes didáticos, séries e programas realizados para a TV aberta e por assinatura, curtas-metragens documentários e de ficção, longas-metragens documentários e de ficção; e peças de divulgação e difusão de C&T (videoteipes para campanhas institucionais, clipes promocionais de eventos de C&T etc).

Será atribuído prêmio ao título vencedor de cada categoria. O júri poderá, a seu critério, conceder menções honrosas. Os programas premiados poderão ser legendadas para divulgação.

Na sexta-feira (8), a partir das 16h30 será transmitinda pela internet a mesa-redonda Ciência na tela do Mercosul diretamente do auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT), por meio do endereço eletrônico - gtvd.rnp.br/d-webtv.jsp?id=Cinecien. Em breve será divulgado o endereço eletrônico.

Os participantes são Henrique Lins de Barros (moderador) pesquisador do CBPF; Adolfo Rosenthal (jornalista, documentarista e realizador do Globo Ciência); Henri Gervaiseau (documentarista, professor da Escola da Comunicação e Artes - ECA/USP); Ignacio Jawztuchenko (roteirista e consultor de programas científicos na Argentina).

Para a realização desta transmissão para todos os países do Mercosul estamos contando com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Durante todo o evento, uma equipe de jornalistas da Rádio MEC AM/FM estará transmitindo dois boletins diários (às 9h e 18h) com informações e curiosodades sobre o Festival. O noticiário também pode ser acessado pelo site da Rádio MEC - http://www.radiomec.com.br

Para mais informações consulte o link
http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/41873.html


Data: 04/12/2006