Prorrogadas inscrições da 3ª edição da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente

Foram prorrogadas até 15 de dezembro as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, uma competição nacional de caráter educativo que busca incentivar o desenvolvimento de projetos multidisciplinares e cooperativos, com base na reflexão sobre temas ligados à ciência, à saúde e ao meio ambiente

Esta é a terceira edição do evento, que é promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco).

O objetivo da Olimpíada é incentivar trabalhos inéditos e criativos, que valorizem a interação entre professores, alunos e comunidades e, também, a introdução de um novo conceito de meio ambiente saudável.

"Nossa esperança é que, um dia, os participantes das Olimpíadas se transformem em técnicos que desenvolvem vacinas, em cientistas empenhados em buscar soluções para os problemas de saúde", diz o sanitarista Paulo Buss, presidente da Fiocruz, acrescentando: "Mais do que isso, queremos que sejam pessoas preparadas para exercer a cidadania".

Alunos de 5ª à 8ª séries e do Ensino Médio poderão participar em três modalidades diferentes: Arte e Ciência, Produção de Texto e Projeto de Ciências. A Olimpíada engloba todas as regiões do território nacional. Haverá uma etapa regional, em que os trabalhos serão selecionados em todo o Brasil, e os primeiros colocados em cada categoria e modalidade nas etapas regionais participarão da premiação nacional, em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo correio ou pela internet, no site do evento (http://www.olimpiada.fiocruz.br), onde também pode ser encontrado o regulamento completo da competição.

Para se inscrever pelo correio, é preciso entrar no site da Olimpíada, baixar o formulário de inscrição e enviá-lo para o seguinte endereço: Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Av. Professor Morais Rego s/n, Campus da UFPE, Cidade Universitária, Recife-PE, CEP 50.670-420.

A Olimpíada tem o apoio da Coordenação Geral de Vigilância Ambiental em Saúde do Ministério da Saúde e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCT.

Mais informações no site da Olimpíada: http://www.olimpiada.fiocruz.br

Data: 30/11/2006