topo_cabecalho
Petrobras investe R$ 3,3 milhões na Fundação Museu do Homem Americano

O Observatório Nacional e o Centro de Tecnologia Mineral, instituições vinculadas ao MCT, coordenam o projeto

No sertão do Piauí, onde se encontram os mais remotos vestígios da presença humana em nosso continente, duas instituições vinculadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia estão iniciando as ações do projeto "A água e o berço do Homem Americano", que vai identificar, recuperar e gerir os recursos hídricos das regiões da Serra da Capivara e da Serra das Confusões.

Proposto pela Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), o projeto, que está sob a coordenação do Observatório Nacional (ON) e tem o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) como instituição executora, contará com um volume de recursos da ordem de R$ 3,3 milhões, oriundos do programa Petrobras Ambiental.

A Fundham é uma instituição criada pela arqueóloga Niède Guidon, cientista que se dedica ao estudo e preservação de sítios arqueológicos e paleontológicos encontrados no sudoeste do Piauí.

Devido à importância desse patrimônio cultural pré-histórico, foi criado o Parque Nacional Serra da Capivara, onde a Fundação mantém um museu, laboratórios de pesquisas, programas de intercâmbio científico e de educação ambiental.

Nessa área de grande beleza natural, chamada de Território do Berço do Homem Americano, o turismo cultural e ambiental tem ótimas condições de se desenvolver, contribuindo para melhorar as condições de vida dos habitantes.

No entanto, a escassez de água faz com que as populações empobrecidas busquem soluções de sobrevivência na caça predatória e no desmatamento, o que coloca em risco o equilíbrio do meio ambiente e a preservação de pinturas e gravuras rupestres que evidenciam a presença humana no local há mais de 100 mil anos.

O Observatório Nacional vai atuar na coordenação técnica, no mapeamento geológico e geofísico da região, pesquisando a presença de águas subterrâneas e superficiais e as trajetórias que percorreram da pré-história aos dias atuais.

Ao Cetem caberá gerenciar a qualidade da água que será disponibilizada, enquanto o Museu do Homem Americano desenvolverá programas de educação ambiental.

O projeto pretende, em 2 anos, aumentar a oferta de água por meio da perfuração e dessalinização de poços, da recuperação de reservatórios naturais - chamados caldeirões - da lagoa São Vítor, e da preservação da nascente do rio Piauí.

Ações que têm como objetivo criar alternativas econômicas capazes de promover o desenvolvimento sustentável dos municípios da região.


Data: 28/11/2006