topo_cabecalho
Avaliados projetos científicos entre Brasil e França

O programa de intercâmbio científico Brasil-França selecionou 46 propostas de projetos de um total de 142 inscritas. E dos 38 pedidos de renovação de projetos em andamento, foram aceitos 29

O programa é uma parceria da Capes/MEC com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub), em funcionamento desde 1978.

A avaliação das propostas, iniciada na sexta, 24, foi feita por uma comissão mista binacional integrada por representantes da Capes, do Cofecub, da Embaixada da França e do comitê científico, formado por professores brasileiros e franceses.

"Foi uma reunião excelente, produtiva e com um alto grau de convergência entre os especialistas dos dois países, que facilitou muito a avaliação", afirmou o presidente do Cofecub, Pierre Jaisson.

Na opinião do coordenador- geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes), Leonardo Rosa, "a qualidade das propostas apresentadas, bem avaliadas por ambos os lados, demonstra o contínuo crescimento da pós-graduação brasileira". O resultado do julgamento das propostas estará no sítio da Capes a partir da desta segunda-feira.

Pesquisa

O programa, que é mais conhecido como Capes-Cofecub, apóia projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino superior e de pesquisa do Brasil e da França e estimula a formação e o aperfeiçoamento de doutorandos e professores dos dois países, nas modalidades de doutorado-sanduíche (estágio de doutorando no exterior) e pós-doutorado.


Data: 27/11/2006