Reitor da UFRJ quer cota para a rede pública

Para o reitor o motivo da exclusão dos mais pobres das Universidades públicas é a desigualdade de renda, não de cor

O reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira (foto), prometeu empenho para aprovar, no próximo vestibular da instituição, a reserva de 5% a 10% das vagas para estudantes da rede pública estadual.

Depois de visitar salas de aula onde se realizavam as provas do último dia do Vestibular 2007, o professor, que sempre se manifestou contra a criação de cotas raciais nas universidades, classificou de 'muito cruel' o atual sistema de ingresso na instituição.

'Os alunos de baixa renda nem tentam esse vestibular. Não se pode comparar alunos que estudam até sem professor de matemática com outros que viajam todo ano para o exterior', disse Teixeira.

O reitor condena as cotas por entender que o motivo da exclusão dos mais pobres das universidades públicas é a desigualdade de renda, não de cor.

Algumas faculdades, como a de Medicina, são contra a medida, proposta pelo Plano de Desenvolvimento Institucional, que prevê uma política universitária para os próximos cinco anos.

O índice de faltas do exame foi considerado baixo. Apenas 6.065 dos 48.856 inscritos deixaram de comparecer a uma das etapas, menos de 15%.

Data: 27/11/2006