Reitor da UFCG recebe visita de parlamentar

Vitalzinho defendeu a implantação de campus em Sumé

O comprometimento com o projeto de expansão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em especial pela implantação do campus Sumé na região do Cariri paraibano e a ampliação da área territorial do campus Campina Grande, motivaram a visita do deputado federal eleito Vital do Rego Filho ao reitor Thompson Mariz na tarde de hoje, sexta-feira, 24.

Vitalzinho defendeu a implantação de um campus universitário na cidade de Sumé dizendo acreditar que “a cidade reúne todas as condições para esse pleito e que já existem em seu solo enraizadas sementes da UFCG, com o projeto Universidade Camponesa implantado em 2003”. “Não foi apenas a minha expressiva votação naquele município que me trouxe ao reitor. Vejo Sumé como pólo geográfico do Cariri e receio que a escolha de outro centro acabe beneficiando mais estudantes oriundos de outros estados”, comentou.

Sobre a questão da expansão da área territorial do campus Campina Grande, Vitalzinho ficou de analisar junto ao governo municipal caminhos que possam levar à incorporação de terrenos situados nos limites leste e norte da universidade, por meio de desapropriação com recursos oriundos de emenda parlamentar.

Thompson Mariz enalteceu a postura do deputado eleito em procurar a universidade para manifestar o seu interesse nas causas da instituição, não só nos tópicos debatidos nessa visita, como também em outras demandas para a consolidação do projeto de expansão da UFCG.

Na próxima segunda-feira, 27, em Brasília - onde participa de reunião da Andifes - o reitor, juntamente com o deputado, visitará os senadores José Maranhão e Ney Suassuna para reforçar as solicitações de emendas paramentares em prol da UFCG, já que o prazo para apresentação das propostas ao orçamento da União se encerra na terça-feira, 28.

O deputado eleito estava acompanhado do seu assessor, Alex Azevedo, e do vereador Éden Duarte, representando a câmara municipal de Sumé.

Data: 24/11/2006