Projetos da área espacial desenvolvidos por Universidades são apresentados em Seminário da AEB

Começou nesta quinta, em São José dos Campos, SP, o II Seminário do Uniespaço, programa da Agência Espacial Brasileira (AEB) de apoio ao desenvolvimento de tecnologias de interesse do programa espacial brasileiro por universidades e institutos de pesquisa.

Representantes dos 15 projetos selecionados no último anúncio de oportunidades vão mostrar o andamento de seus estudos.

Para o chefe da Divisão de Sistemas Espaciais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA), José Bezerra, o Programa Uniespaço favorece a proximidade com a comunidade científica, contribuindo para o avanço do setor espacial.

"Conseguimos desta forma envolver profissionais de ponta, alunos de graduação e pós-graduação para atuar como multiplicadores de temas de interesse das atividades espaciais". O IAE faz parte do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais na área de foguetes e veículos lançadores.

Nesta sexta-feira (24), o Seminário prossegue com a apresentação dos projetos sobre os temas "Materiais", "Computador de bordo para aplicação espacial", além de "Sensores e atuadores para sistemas de controle de atitude de satélites".

Falam nesse dia a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), UnB, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Coppe/UFRJ, USP, ITA. Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

AEB lança Anúncio de Oportunidades

Durante o II Seminário do Programa Uniespaço, a Agência Espacial Brasileira (AEB) lançou o novo "Anúncio de Oportunidades" para apresentação de propostas de projetos de pesquisa e desenvolvimento.

Realizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), em São José dos Campos, nos dias 23 e 24 de novembro, o Seminário Uniespaço reúne os gerentes dos projetos selecionados no último anúncio, de 2004, que desde então aperfeiçoam novas tecnologias de interesse do programa espacial brasileiro.

O Uniespaço integra o setor universitário às atividades espaciais e fomenta uma base de pesquisa e desenvolvimento nesta área, viabilizando métodos, processos, componentes e produtos necessários aos veículos e plataformas espaciais, tais como materiais, computadores de bordo e sensores para sistemas de controle de satélites.

"Este programa é um dos esteios das atividades espaciais. Não só no Brasil, mas no mundo todo, as universidades são importantes para o desenvolvimento de novas tecnologias no setor aeroespacial", disse Raimundo Mussi, assessor técnico-científico da AEB.

Ele destaca que este novo Anúncio de Oportunidades contempla os mesmos temas do anterior. "Isto porque precisamos consolidar os projetos em desenvolvimento e também criar novos para estas áreas, que são primordiais no momento", explicou Mussi.

O anúncio de oportunidades vai selecionar projetos em 4 áreas: Computadores de bordo para aplicação espacial; Sensores e atuadores para sistemas de controle de atitude de satélites; Veículos espaciais; e Materiais. Esses estudos dão suporte e complementam as pesquisas desenvolvidas no Inpe e no IAE/CTA.

Data: 24/11/2006