Áreas tecnológicas precisam de reforço no ensino fundamental e básico

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, frisou, na abertura da 76ª Reunião Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), na quarta-feira, 22, a necessidade de reforçar o ensino fundamental e básico com o propósito de desenvolver a formação de recursos humanos em áreas tecnológicas.

"Para cumprir esse objetivo, a Capes se dedicará à formação de profissionais para o ensino básico, especialmente nas áreas de matemática e ciências", explicou o presidente.

Guimarães, que proferiu a palestra Brasil no Contexto Mundial de Ciência, Tecnologia e Inovação, falou sobre as áreas em que o Brasil se destaca no contexto mundial e que possuem inserção direta na política industrial do governo federal.

Entre as quais, engenharia química, biotecnologia, ciência espacial, agronomia, agricultura e áreas como microbiologia e odontologia. Segundo o diretor, há uma concordância sobre o desenvolvimento científico brasileiro, que é substancial e reconhecido em todo o mundo.

Na opinião de Guimarães, algumas áreas específicas precisam ser melhoradas, a exemplo das engenharias em geral, para as quais há bom posicionamento quantitativo, mas deixam a desejar no aspecto qualitativo, e outras em que o Brasil tem boa posição, mas que, no entanto, necessita avançar, como as tecnologias da informação.

"A Capes dará ênfase, até 2010, ao Plano Nacional de Pós-Graduação, destinando, somente no próximo ano, R$ 38 milhões, que serão aplicados na inserção de pessoal na área de política industrial, como microeletrônica, nanotecnologia, biotecnologia e bens de capital", anunciou.

Para o presidente do Crub, Nivaldo Nunes de Almeida, a universidade tem uma missão fundamental, que passa pelo tripé pesquisa, ensino e extensão. "A pesquisa, em especial, é muito importante, porque diz respeito tanto à evolução tecnológica quanto à universidade brasileira", disse.

A 76ª Reunião Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, cujo tema é Inovação Tecnológica, Desafios e Possibilidades, vai até esta sexta-feira, 24.

A meta do encontro é buscar parcerias para a discussão de novas propostas do governo, referentes à pesquisa e formação de redes entre universidades.

Data: 24/11/2006