UFCG planeja criação de caixa-postal estudantil

Setor de Protocolo administrará o sistema de distribuição

A implantação de um serviço de recebimento de correspondências para os estudantes oriundos de outras cidades está sendo estudado pelo Protocolo Geral da UFCG, no campus Campina Grande. Em forma de caixa-postal por unidade acadêmica, o serviço atenderá um grande número de acadêmicos que não se fixam por muito tempo numa residência. “Há muitos alunos que ficam se mudando constantemente. Alguns, num mesmo ano, passam por vários apartamentos ou pensões para se adequar ao orçamento ou ao grupo de estudo; perdendo correspondências que trariam, quem sabe, oportunidades de extensões e estágios”, disse a coordenadora do setor, Fátima Ferreira.

As discussões a cerca da disponibilidade do serviço avançam, segundo a coordenadora. A dinâmica do serviço, instrumentos e pessoal para a triagem das correspondências, e também a ambientação para acomodar o sistema estão sendo analisados. O certo é que o Protocolo não fará postagens e nem distribuirá ou comunicará o recebimento das correspondências, cabendo ao aluno procurá-las apresentando um documento de identificação.

O coordenador de Apoio Estudantil, Antônio Gláucio, disse que uma iniciativa dessa natureza se integra à política desenvolvida pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Prac) em prol do corpo discente. “Demonstra que de forma conjunta a universidade tem pensado mecanismos que venham a favorecer o desenvolvimento das atividades acadêmicas, visando o bem-estar dos que a compõe”, disse, ao louvar a idéia.

Protocolo Geral

Funcionando de segunda à sexta-feira, das 7 às 21h, ininterruptamente, o Protocolo Geral recebe diariamente cerca de 300 processos administrativos que encaminham diversas demandas administrativas e funcionais da comunidade acadêmica que, segundo Fátima Ferreira, chegam a duplicar no período de trancamento e dispensa de matrículas. Além desses documentos, o Protocolo gerencia o envio e recebimento de correspondências institucionais, distribuição das assinaturas de jornais e revistas, como também o despacho de malotes para os demais campi da UFCG, nas terças e quintas-feiras.

Data: 26/11/2006