topo_cabecalho
MEC aprova implantação de cursos de mestrado em História e Física na UFCG

O Ministério da Educação (MEC) aprovou a implantação dos cursos de mestrado em Física e em História, Cultura e Sociedade na UFCG. A aprovação aconteceu durante a 97ª reunião do Conselho Técnico Científico (CTC) da Capes, na última quarta-feira, 22. Segundo o pró-reitor de Pós-graduação, Michel Fossy, o MEC deve enviar uma comunicação oficial nesta segunda-feira, 27.

 

O mestrado em História, Cultura e Sociedade terá duas linhas de pesquisa: Cultura e Cidade e Cultura, Poder e Identidade. Para o coordenador do curso de graduação em História, Iranilson Buriti, a aprovação do mestrado é resultado de um longo trabalho de qualificação do curso. “Pode-se afirmar que o curso de graduação em História da UFCG é um dos melhores cursos de formação de historiadores na Paraíba e no Nordeste”, disse o professor. Desde que começou a ser avaliado pelo antigo Provão, o curso atinge 5 pontos, mantendo o mesmo resultado no Enade 2005, sendo o único curso da Paraíba a atingir o conceito máximo. O mestrado será coordenado pelos professores Fábio Gutemberg e Iranilson Buriti.

 

O coordenador do curso de Física, Francisco de Assis de Brito, acha que a nova pós-graduação “irá agregar ainda mais qualidade à já reconhecida excelência da UFCG”. De acordo com o professor, o mestrado em Física terá como meta principal, "atender às necessidades da região, que sofre forte demanda com relação à formação de profissionais com pós-graduação em Física Teórica e Aplicada". As linhas de pesquisas do novo curso são: Física de Altas Energias, Cosmologia e Gravitação; Física da Matéria Condensada e Física da Alta Atmosfera.

 

Em breve, os coordenadores devem se reunir com o pró-reitor Michel Fossy para que sejam definidas as datas de início dos cursos e os calendários para a seleção de candidatos.

 

Na UFCG são ministrados, atualmente, 18 cursos de pós-graduação, sendo 12 mestrados e 6 doutorados, com destaque para os cursos de mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica, que receberam conceito 6 (de um máximo de 7) na última avaliação da Capes, e de Engenharia Agrícola, também nas duas modalidades, que obtiveram conceito 5.

 

A Capes é um órgão vinculado ao MEC, a quem cabe, dentre outras atribuições, elaborar, avaliar, acompanhar e coordenar as atividades relativas à pós-graduação.


Data: 26/11/2006