Costa Rica faz intercâmbio de informações e experiências com o CNPq

Convênio de cooperação bilateral foi assinado pelas agências de fomento à C&T dos dois países em setembro

Dando
continuidade às ações previstas pelo convênio de cooperação bilateral assinado entre o CNPq e o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Costa Rica (Conicit) no mês de setembro, o CNPq recebe esta semana a visita de Arturo Vicente, encarregado da área de Formação de Recursos Humanos na parte de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Conicit, para o intercâmbio de informações e experiências com as atividades de fomento entre as duas agências.

A cooperação internacional do CNPq mantém várias iniciativas com a Costa Rica e no momento está discutindo a ampliação e o fortalecimento da cooperação por meio de um programa de formação de recursos humanos no Brasil, previsto pela Carta de Entendimento, no âmbito do convênio de cooperação bilateral assinado pelas duas agências em setembro.

Durante esta semana, Arturo Vicente se reunirá com gestores do CNPq para discutir critérios e condições de seleção e avaliação das bolsas de doutorado e pós-doutorado que serão concedidas a estudantes costarriquenhos em universidades brasileiras a partir de 2007, previstas também no âmbito do convênio assinado.

O CNPq preparou ainda apresentações sobre diversos programas e ações desenvolvidos pela agência, com o objetivo de estreitar os laços entre os dois países.

Na manhã desta segunda-feira (20/11), o vice-presidente do CNPq, Lauro Morhy, apresentou o panorama nacional das pesquisas no Brasil e falou da importância de situar o gestor nas ações que o país tem realizado na área de ciência e tecnologia e as atividades que as agências de fomento realizam nesse campo.

Outra apresentação de destaque será feita na quarta-feira (22/11) pelo coordenador-geral de Informática do CNPq, Geraldo Sorte, sobre os Sistemas de Informação utilizados pelo Conselho.

Entre eles está a Plataforma Lattes, desenvolvida pela agência, que hoje já pode ser acessada em 120 países e possui uma base de 800 mil currículos cadastrados, cuja implantação está sendo negociada com a Costa Rica.

Data: 22/11/2006