Telescópio do Inpe fotografa estrelas em alta resolução

Um telescópio de oito metros de comprimento e 800 quilos acoplado a um balão foi lançado na estratosfera pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para registrar imagens de raio X, de alta resolução, de estrelas e galáxias.

O experimento é resultado de parceria entre as universidades japonesas de Nagoya e Osaka com a Coordenação Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas do instituto brasileiro.

O balão foi lançado no final da tarde de domingo da base do Inpe em Cachoeira Paulista, na região do Vale do Paraíba.

O equipamento subiu a 38 quilômetros e sobrevoou a região do Estado do Rio por 21 horas. Por volta das 15h30 de ontem separou-se do balão e caiu, com a ajuda de um pára-quedas.

Todas as imagens feitas pelo telescópio já foram recebidas pelos computadores do Inpe e começam a ser analisadas. A pesquisa deve ser concluída em um ano.

O experimento vai detectar os mecanismos de aceleração de partículas no universo, as medidas diretas da emissão de buracos negros ocultos por espessas nuvens em galáxias e também fazer um estudo para compreender o ciclo de reprocessamento de elementos químicos no universo.

Data: 21/11/2006