Capes fará treinamento na UFCG

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai realizar de 5 a 7 de dezembro próximo, na UFCG, um treinamento sobre a utilização do seu Portal.periódicos. O treinamento será realizado no Centro de Extensão José Farias Nóbrega (foto), no campus Campina Grande, e é direcionado a pesquisadores, coordenadores de pós-graduação, docentes, estudantes e bibliotecários.

O Portal .periodicos. da Capes oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 10.555 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e a mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet.

Segundo o pró-reitor de Pós-graduação da UFCG, Michel Fossy, o Portal consagrou-se, desde sua criação, como instrumento valioso, indispensável para a excelência acadêmica das instituições que dele participam. Para ele, o uso do Portal permite melhor qualidade e aumento da produção científica, uma vez que o acervo disponível possibilita à comunidade usuária obter os resultados mais precisos e mais relevantes em todas as áreas do conhecimento. “Esse fato repercute no momento da avaliação dos programas de pós-graduação quando a Capes analisa a produção científica dos cursos”, disse.

Citando o professor José Fernandes de Lima, diretor de Programas da Capes, o pró-reitor afirma que “com o uso do Portal, todos os programas de pós-graduação, de pesquisa e de graduação ganham em qualidade, produtividade e competitividade”.

Michel Fossy informa ainda que a ficha de inscrição e programa do treinamento em breve estarão disponibilizados na página da UFCG (www.ufcg.edu.br) e que a Capes emitirá certificado de participação.

Data: 16/11/2006