Vestibular 2007 da UFCG começa neste domingo

Serão realizadas neste domingo, 12, e na segunda, 13, as provas da primeira etapa do Vestibular 2007 da UFCG. Estão sendo oferecidas 2.065 vagas, além das 150 já preenchidas pelo vestibular especial realizado este ano, para o Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), no campus Pombal. Foram inscritos 19.732 candidatos. Destes, 15.466 concorrem às vagas 2007 (1.660 fazem a 2º etapa e 13.732 as duas etapas este ano) e os outros 4.266 são alunos do 2º ano do ensino médio, que farão apenas a primeira etapa, para as vagas de 2008. A segunda etapa do Vestibular 2007 acontecerá nos dias 17 e 18 de dezembro.

Neste domingo serão aplicadas as provas de História Geral e do Brasil, Biologia,Geografia Geral e do Brasil, e Química. Na segunda-feira, as provas serão de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Inglesa ou Espanhola, Matemática e Física.

Questionado sobre se existia apreensão quanto a tentativas de fraude, o presidente da Comprov, Marcos Gama, disse que a maior preocupação neste instante é de que alguém deixe de fazer a prova por não encontrar o local ou venha a ser barrado por perder o horário de chegada. “Os candidatos devem identificar seu local de prova com antecedência, de preferência no dia anterior. Os portões se fecham às 8 horas”, disse.

Novas medidas preventivas foram adotadas, como o aumento do tempo mínimo de prova para duas horas, com isso os alunos só poderão deixar a sala depois das 10h; a redução do número de banheiros – e dentro de cada, um fiscal a posto – como também, a adoção de um mapa de freqüência de saída da sala (quantas vezes e a que horas o candidato se ausentou). Além do aumento no número de detectores de metal e da presença da Polícia Federal de forma mais ostensiva.

Para os candidatos que insistem em levar o celular, Marcos fez a seguinte observação: no Manual do Candidato está explícita a sua proibição. “Pela ousadia ou displicência, às vezes se perde anos de preparação”, e completou, “também está proibido o uso de qualquer objeto pessoal que provoque suspeitas, como bonés ou lenço na cabeça”.

Concorrência

Novamente, o curso com maior procura é o de Medicina, com 37,6 candidatos para cada uma das 80 vagas oferecidas. O de menor concorrência é o de Licenciatura em Física, no recém-criado campus Cuité, com 1,27 candidatos inscritos por vaga.

Data: 10/11/2006