Brasil participa de discussão sobre governança da Internet

Durante toda a semana passada foi realizado em Atenas, na Grécia, o 1º Fórum de Governança da Internet

O secretário de Política de Informática do Ministério da C&T, Augusto Gadelha, liderou a comitiva brasileira que participou das discussões.

Cerca de 1.800 pessoas do mundo inteiro debateram temas como segurança no espaço cibernético, uso de redes de IP para voz e vídeo, regulação de conteúdo e acesso ao conhecimento, diversidade lingüística, inclusão digital e capacitação.

Coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o fórum é um desdobramento das discussões iniciadas na Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, realizada em Tunis, capital da Tunísia, no ano passado.

As discussões traçam recomendações e orientações para que os governos tomem decisões sobre o tema.

O Brasil desponta no cenário mundial como exemplo de uma governança da internet democrática e transparente.

Em 2004, foi realizada uma eleição eletrônica e aberta para a escolha dos representantes do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Foi a primeira vez que representantes da sociedade civil foram escolhidos para integrar o comitê e debater, junto com o governo, prioridades para a área.

O segundo fórum sobre governança da internet será realizado em novembro de 2007 no Brasil.

Data: 09/11/2006