Universidades vão desenvolver projetos de teatro

Projetos na área de teatro serão desenvolvidos por 11 universidades federais no próximo ano, com o apoio do Ministério da Educação. As instituições de ensino foram selecionadas pelo programa Jovens Artistas, Ética da Vida e do Poético, da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC). Cada projeto receberá até R$ 30 mil, repassados pelo MEC, para formação e qualificação de profissionais, atividades de extensão e divulgação de resultados de pesquisas de teatro.

O programa pretende envolver o público universitário e a sociedade em espetáculos teatrais. “É um incentivo para disseminar a arte nas instituições federais de ensino superior”,  disse Cássia Camila de Oliveira, técnica em assuntos educacionais da SESu. Ela considerou excelente a receptividade. “Foi uma surpresa para as universidades a iniciativa do MEC, que dá prioridade à  arte pela arte”, afirmou.

Cada projeto terá como atividade-fim um espetáculo teatral e atividades relacionadas, como oficinas, mesas-redondas, seminários e debates sobre arte. Os projetos têm compromisso com leitura e cidadania, com o cenário político-social, experimentação estética e poética e inovação de linguagem.

O programa recebeu inscrições de 70 projetos. Entre os selecionados está o da peça Malassombro, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que vai capacitar jovens universitários na área de teatro e levar experiências artísticas às periferias de Salvador entre março e novembro do próximo ano. Estão previstas oficinas de danças populares, teatro e música para comunidades, debate com o autor de Malassombro, Ronaldo Correia de Brito, sobre as relações entre cultura popular e teatro e a apresentação da peça.

Outro projeto vitorioso é o PalhaSOS, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), a se realizar entre  março a outubro de 2007. PalhaSOS terá a participação de alunos de graduação da Escola de Teatro da universidade, de atores formados pela UniRio e de outros que participam do programa Enfermaria do Riso. O espetáculo mostrará o cotidiano do palhaço que trabalha em hospitais, seus dilemas, alegrias e a relação com a dor e o sofrimento. O projeto prevê também duas oficinas de técnica cômica para profissionais e estudantes do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

O programa Jovens Artistas deve ter edições anuais, com o desenvolvimento de projetos em outras áreas artísticas. Mais informações na página eletrônica da SESu e pelos telefones (61) 2104-9785, 2104-9221, (71) 3329-3048 e (21) 2537-7842.

Data: 09/11/2006