Espaço da Água será inaugurado neste sábado

Centro de divulgação científica é fruto de parceria entre UFCG, Estadual da Prata e CNPq

Com o objetivo de divulgar conhecimentos necessários à conservação e ao uso racional da água, será inaugurado no próximo sábado, 11, no Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande, o Centro de Divulgação Científica Espaço da Água, montado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e por professores daquele educandário, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica (CNPq). O evento começará às 10h, no Salão Nobre, com exibição de vídeo e debate sobre o tema Espaço da Água. Às 10h30min, acontecerá a abertura da exposição, no subsolo do auditório.

Segundo os coordenadores, o Espaço da Água está sendo criado para ajudar a enfrentar um dos principais desafios para a conservação e o uso racional da água, no Brasil e no mundo, que é a falta de informação. “Há pouco conhecimento sobre a real gravidade da situação”, disse o professor João Tertuliano, da Unidade Acadêmica de Física da UFCG. Para ele, é preciso propagar os conhecimentos necessários à conservação da água nas escolas e nas associações de moradores, urbanos e rurais, para garantir a sustentabilidade atual e futura dos mananciais em nossa região.

A escolha do Estadual da Prata para sediar a exposição faz parte um trabalho de valorização da tradicional escola, “cuja memória vem sendo resgatada por um grupo de voluntários que coletam e organizar documentos, depoimentos, fotos e vídeos, objetivando fomentar ações futuras e subsidiar mostras e exposições como esta”, informa seu diretor, Francisco das Chagas Barbosa da Costa. “A elegância do prédio e a exuberância da história do Estadual da Prata sugerem o acerto desta e de outras iniciativas, para superar as atuais carências da escola”, concluiu.

O Espaço da Água

O Espaço da Água foi instalado numa sala de 60 m2, cedida pela direção do Estadual da Prata, onde haverá uma exposição permanente, com aparatos para demonstração de propriedades da água relacionadas à conservação e ao seu uso racional, em ações educativas que envolvem professores de Ciências da Natureza (Física, Química, Biologia) e de Matemática, do Ensino Básico. Estes professores também participarão na educação dos alunos das escolas atendidas e em associações de moradores urbanos e rurais de Campina Grande e cidades vizinhas.

Os aparatos concebidos para o acervo do Espaço da Água, permitem a demonstração de propriedades físicas da água envolvidas nos processos naturais (rios e chuvas abaixo, e evaporação acima), e forçados, ou processos mecânicos (canais e turbinas abaixo, bombas hidráulicas e tubulações acima). Eles ilustram noções de Mecânica dos Fluidos, de Termodinâmica e de Máquinas Simples, além das transformações de energia, com realce especial aos resíduos poluentes destas transformações: efluentes químicos, impacto ambiental de barragens para seres vivos aquáticos migrantes, e do aquecimento liberado em usinas termelétricas, entre outros.

Também serão incorporados ao leque de atividades do Espaço da Água, os trabalhos desenvolvidos pelos centros de Ciências e Tecnologia (CCT), de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), e de Humanidades (CH) da UFCG, que têm uma excelente tradição na produção de processos de reaproveitamento da água e na difusão destes conhecimentos em trabalhos de extensão.

A equipe do Espaço da Água é formada por João Tertuliano Nepomuceno Agra, coordenador geral; Gilmar Trindade de Araújo, coordenadora de Química; Gisélia Fernandes Mariz Simões, coordenadora de Biologia e Ecologia; Janiro Costa Rego, assessor em Hidrologia; Romero Ferreira Azevedo Filho, assessor de Divulgação, e Wilson Fadlo Curi, assessor em Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Data: 09/11/2006