Reitor recebe prefeitos de municípios do Cariri

Ele diz que o campus da UFCG naquela região será definido pelo MEC

Uma comitiva formada por 11 prefeitos de municípios do Cariri paraibano, liderada pelo deputado estadual reeleito Assis Quintans, foi recebida na manhã desta quinta-feira, 9, pelo reitor Thompson Mariz. Eles vieram renovar o pacto de luta por um campus da universidade naquela região, mais precisamente na cidade de Sumé, como consta no projeto de expansão da UFCG apresentado ao MEC no ano passado.

O reitor foi categórico em afirmar a decisão da UFCG em implantar um campus na região do Cariri, mas que a localização é incerta devido à nova política do Governo Federal de determinar as cidades-pólo de cada estado a partir de estudos do IBGE. Como isso, abre-se uma expectativa quanto à possibilidade da cidade de Monteiro entrar no páreo. Entretanto, afirmou o reitor, que se o MEC respeitar a autonomia da universidade será mantido o projeto original.

A notícia sobre a possibilidade de mudança de planos, quanto à localização do novo campus, foi recebida com tranqüilidade pelos prefeitos presentes. Todos foram unânimes ao afirmar que estavam ali pelo Cariri, independente do município a ser contemplado. “O reitor foi bastante oportuno em comunicar, perante todos e a imprensa, a perspectiva de alteração da localização do campus. Evitando assim, caso se concretize, especulações sobre movimentos nos bastidores políticos para tal transferência”, enfatizou o deputado Quintans.

Em relação aos cursos a serem instalados no novo campus, Thompson Mariz disse que um estudo detalhado é desenvolvido pela Secretaria de Projetos Estratégicos avaliando dados sociológicos, educacionais, vocacionais e econômicos – juntamente com a Pró-Reitoria de Ensino – para ser discutido com os secretários de educação dos municípios do Cariri e seus representantes civis; só assim, seguir para análise e deliberações do Colegiado Pleno do Conselho Universitário da UFCG.

Data: 09/11/2006