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UFCG debate Educação Indígena Superior na Paraíba

Seminário aconteceu ontem, no campus Campina Grande

 

Ao abrir o seminário sobre educação superior indígena na UFCG, o coordenador do Programa de Apoio à Implantação e Desenvolvimento de Cursos de Licenciatura para Formação de Professores Indígenas (Prolind), Márcio Caniello, disse que a UFCG avança nas políticas de democratização do ensino público superior, em consonância com o Governo Federal. O evento aconteceu na noite de ontem, terça-feira, 7, no Centro de Extensão da UFCG, no campus Campina Grande. Intitulado O Centro de Humanidades e a Educação Superior Indígena, o seminário apresentou e discutiu o esboço do projeto pedagógico do curso e aprofundou o debate sobre a Educação Indígena Superior na Paraíba.

 

O Prolind é realizado na Paraíba por uma equipe interdisciplinar da UFCG, composta por professores vinculados às unidades acadêmicas de Sociologia e Antropologia, de História e Geografia, de Educação e alunos bolsistas dos cursos de Ciências Sociais e de Arte e Mídia. Faz parte de um programa nacional desenvolvido pelo Ministério da Educação.

 

O projeto, iniciado em janeiro de 2006, atende a uma demanda por formação superior dos professores da etnia Potiguara. O projeto pedagógico, em fase de conclusão, foi construído na UFCG e nas aldeias dos municípios de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição, através de várias atividades como oficinas, reuniões, entrevistas, documentação, videográfica, seminários e debates.


Data: 08/11/2006