Projeto da UFCG desenvolve capacitação em comunidade carente

Trabalho foi realizado em parceria com o Comitê de Combate à Fome e pela Vida

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a ONG Comitê de Combate à Fome e pela Vida (COEP) realizaram recentemente, na comunidade de Pedras de Santo Antonio, município de Alagoa Grande, PB, um curso de fabricação de bijuterias com a participação de vários moradores da comunidade. O curso faz parte do Projeto Universidade Cidadã, que tem como objetivo desenvolver a capacitação dos moradores de localidades carentes.

Segundo o coordenador do curso, professor Fernando do Oliveira Garcia, da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais, do Centro de Humanidades (CH) da UFCG, campus Campina Grande, o projeto, além da capacitação, levou aos seus participantes a idéia de trabalho em grupo. “O tema O pequeno só é pequeno quando está sozinho. Quando muitos pequenos se unem formam um gigante (do economista Paul Singer) despertou a importância da união e do coletivo para o desenvolvimento sócio-econômico da região”, disse o professor. Também participaram do projeto os alunos Luis Auriclelson e Andréa Julião, bolsistas da UFCG.

A realização do curso une a UFCG e o COEP em trabalhos didáticos e sociais voltados para despertar potenciais em pequenas comunidades, a fim de criar condições para o desenvolvimento de trabalho e renda. Tal união demonstra o compromisso da  UFCG com a formação de toda a sociedade, e não só com seu alunado.

Segundo Josélia da Silva, que participou da oficina, projetos dessa natureza trazem novos caminhos para a comunidade. ”Estou muito feliz”, disse com sua simplicidade.

Data: 07/11/2006