Esquadrilha da Fumaça estará em Campina Grande na próxima semana

Apresentação faz parte das comemorações do Centenário do vôo do 14 Bis

Está confirmada a vinda da Esquadrilha da Fumaça a Campina Grande nos próximos dias 13 e 14. A informação é do superintendente da Infraero em Campina Grande, Sérgio Baltoré. A apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da FAB, nome oficial da esquadrilha, faz parte das comemorações do Centenário do vôo do 14 Bis, realizado. Recentemente, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com a Infraero, o Clube de Vôo de Campina Grande e a Associação de Aeromodelismo de Campina Grande (AACG), realizou uma série de eventos relativos à data, incluindo oficinas, palestras em escolas e exposições de aeronaves e aeromodelos.

Além da apresentação aérea do EDA, agendada para as 16h da terça-feira, 14, no Açude Velho, também estão previstas a realização de uma palestra, com o tema A Esquadrilha da Fumaça e a Força Aérea Brasileira, a ser ministrada pelo Major Aviador Beltran Crespo, às 10h, no Aeroporto João Suassuna, e a exposição de duas aeronaves T-27 Tucano, do EDA, no pátio do aeroporto, na tarde do dia 13 e na manhã do dia 14. Durante os dois dias, haverá venda de produtos da Esquadrilha em stand montado no Açude Velho. O evento está sendo organizado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande e pela Infraero.

A Esquadrilha da Fumaça

O EDA está sediado na Academia da Força Aérea, na cidade de Pirassununga, São Paulo. Utilizando aeronaves North American T-6 Texan e composto inicialmente por instrutores da Escola de Aeronáutica, a primeira exibição pública oficial aconteceu no dia 14 de maio de 1952, sobre o Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro. Durante esse período inicial, passaram a ser popularmente chamados de "cambalhoteiros", mas após a adoção da fumaça em suas exibições passaram a ser conhecidos como Esquadrilha da Fumaça.

Após 6 anos de paralisação, a Esquadrilha foi reativada em 1982, passando a ter a denominação oficial de Esquadrão de Demonstração Aérea e a utilizar temporariamente as aeronaves Neiva T-25 Universal. A partir de dezembro de 1983, passou a empregar as atuais aeronaves Embraer T-27 Tucano, fabricadas no Brasil.

Data: 07/11/2006