Pesquisador francês Jean-Marie Dubois recebe título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba

Honraria reconhece a contribuição científica para a compreensão e desenvolvimento dos vidros metálicos, dos quasicristais e das ligas complexas e a colaboração que tem dado às pesquisas sobre novos materiais na Universidade

Nesta quarta-feira, dia 8 de novembro, será outorgado o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba ao pesquisador francês Jean-Marie Dubois (foto), pela sua notável contribuição científica para a compreensão e desenvolvimento dos vidros metálicos, dos quasicristais e das ligas complexas e pela grande colaboração que tem dado às pesquisas sobre novos materiais na UFPB.

Após a solenidade de outorga do título, o homenageado proferirá a palestra "Um breve passeio no mundo das Ligas Metálicas Complexas".

Jean-Marie Dubois foi o descobridor dos vidros metálicos a base de alumínio. Esta descoberta deu-se graças à aplicação de um modelo teórico de sua autoria, para a estrutura atômica dos vidros metálicos compostos por metal-meloide.

Outro ponto alto da carreira deste cientista são os seus trabalhos sobre as ligas quasicristalinas, sendo o primeiro a propor um modelo, baseado em difração de neutros, para estes revolucionários materiais.

Jean-Marie tem cinco livros e quinze capítulos de livros publicados, além 14 (quatorze) patentes. O reconhecimento mundial pelo trabalho de Jean-Marie Dubois pode ser constatado pelos vários prêmios e honrarias que lhes foram conferidas.

Este ano, Jean-Marie recebeu o título de Cavaleiro da "Ordre de Palmes cadémiques" (França) e em 2007 ele receberá o prêmio Robert Franklin Mehl Lecturer da TMS (USA), que desde 1925 só tinha sido dado a dois outros ilustres franceses: A. Guinier (1954) e J. Friedel (1964).

O título de Doutor Honoris Causa é um reconhecimento justo a este ilustre cientista, além de ser uma honra para a Universidade Federal da Paraíba ter o nome de Jean-Marie Dubois na sua galeria de doutores.

Data: 07/11/2006