topo_cabecalho
Propostas de inovação em biotecnologia

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) reúnem especialistas em torno do tema

A ABDI e o CGEE reúnem-se nesta segunda-feira com pesquisadores, acadêmicos, setores público e privado para discutir nanobiotecnologia.

A reunião é a primeira das oito agendadas para o mês de novembro e tem como objetivo recomendar ações para a implementação de estratégias de inovação tecnológica em áreas de fronteira da biotecnologia, a partir de experiências e da realidade do mercado brasileiro.

A ação é resultado do estudo "Estratégia Nacional de Biotecnologia - Política de Desenvolvimento da Bioindústria", apresentado no Fórum de Competitividade de Biotecnologia, no dia 4 de setembro deste ano. A Estratégia Nacional ressalta a importância do desenvolvimento nas áreas de saúde humana, agropecuária e biotecnologia industrial, estabelecendo também marcos regulatórios.

O Fórum, que tem como meta garantir a posição do Brasil entre os cinco países líderes na indústria biotecnológica - no que refere a participação no comércio mundial - dentro de dez a quinze anos, identificou as melhores estratégias para uma Política Industrial direcionada ao desenvolvimento do setor.

A ABDI está responsável por articular, promover e coordenar ações que propiciem condições necessárias ao fortalecimento da indústria brasileira de biotecnologia nas áreas de fronteiras identificadas: genômica, proteômica, nanobiotecnologia, expressão gênica, células-tronco e conversão de biomassa.

"Só com estudos e trabalhos minuciosos em cada área de fronteira, com estratégias e políticas públicas planejadas, constantes e de longo prazo conseguiremos estimular a competitividade internacional e ser referência no setor", afirmou o presidente da ABDI, Alessandro Teixeira.

A Biotecnologia é considerada área portadora de futuro pela Política Industrial Tecnológica e de Comercio Exterior - PITCE, ao lado de nanotecnologia e energias renováveis. Estão agendadas reuniões com o CGEE até o final do mês para tratar das áreas de fronteira:

Tema - Datas
Nanobiotecnologia - 6/11
Genômica, Pós-Genômica e Proteômica - 08/11
Células-Tronco - 10/11
Neurociência - 21/11
Conversão de Biomassa - 22/11
Biofármacos - 23/11


Data: 06/11/2006