Cientista americano visita a UFCG nesta segunda-feira

O cientista americano David C. Fritts (foto), da Universidade de Illinois, pesquisador sênior do Colorado Research Associates - CoRA, Division of NorthWest Research Associates - NWRA, Boulder, Colorado (USA) estará visitando o Observatório de Luminescência da Paraíba - OLAP, localizado no município de São João do Cariri, PB, da próxima segunda, 3, à quarta, 5. A visita faz parte de uma cooperação internacional entre o OLAP e o programa CAWSES (Climate and Weather of the Sun-Earth System). A CAWSES é um programa do Scientific Committee On Solar-TErrestrial Physics - SCOSTEP, que organiza e conduz programas internacionais de duração finita em cooperação com ICSU - International Council For Science, na área de Física Espacial.

Este programa será desenvolvido no período de 2005-2008, com a participação de cientistas de vários países, desenvolvidos e em desenvolvimento, visando oferecer um conjunto de novas tecnologias sem precedente nesta área, para formação de estudantes em todos os níveis.

O objetivo principal da CAWSES é fomentar através de uma rede internacional de medidas realizadas em todo o globo terrestre, através de observatórios distribuídos no planeta, para ampliar o entendimento das variabilidades no ambiente espacial Sol/Terra, em curto prazo (tempo espacial) e em longo prazo (clima espacial). O OLAP irá participar com medidas realizadas em São João do Cariri através de um imageador de céu todo, fotômetro, radar meteórico e com um monitor de cintilação ionosférica. O OLAP é coordenado pelo professores da Unidade Acadêmica de Física, Amauri Fragoso de Medeiros e Ricardo Buriti (atualmente no Canadá em estudos de pós-doutorado).

Data: 30/09/2005