Educação Superior para povos indígenas é tema de seminário na UFCG

Será realizado na noite desta terça, dia 7, no Centro de Extensão da UFCG, no campus Campina Grande, o seminário intitulado O Centro de Humanidades e a Educação Superior Indígena. O evento começa às 18h e tem como objetivo apresentar e discutir o esboço do projeto pedagógico do curso em Educação Indígena e aprofundar o debate sobre a Educação Indígena Superior na Paraíba junto às unidades acadêmicas do Centro de Humanidades da UFCG.

O Programa de Apoio à Implantação e Desenvolvimento de Cursos de Licenciatura para Formação de Professores Indígenas (Prolind) é realizado na Paraíba por uma equipe interdisciplinar da UFCG, composta por professores vinculados às unidades acadêmicas de Sociologia e Antropologia, de História e Geografia, de Educação e alunos bolsistas dos cursos de Ciências Sociais e de Arte e Mídia. Faz parte de um programa nacional desenvolvido pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), tornado público pelo Edital no 5/2005/SESu/SECAD-MEC.

O projeto iniciado em janeiro de 2006, atende a uma demanda por formação superior dos professores da etnia Potiguara. Em seu âmbito, foi construída de maneira participativa e dialógica uma proposta de curso de licenciatura multicultural inovadora.

O projeto pedagógico, em fase de conclusão, foi construído na UFCG e nas aldeias dos municípios de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição através de várias atividades como oficinas, reuniões, entrevistas, documentação videográfica, seminários e muito debate.

A programação do evento constará de uma exibição de vídeo-relatório sobre o desenvolvimento da experiência da elaboração do projeto pedagógico e ainda, uma mesa redonda com a participação dos professores Márcio Caniello (Coordenador do PROLIND/CH), Joelma Félix Barbosa (Coordenadora Indígena do Prolind e representante da Organização dos Professores Indígenas Potiguara - PB), Vicemário Simões (Pró-Reitor de Ensino da UFCG), Lemuel Guerra (Diretor do CH), Rodrigo de Azeredo Grünewald (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais), Eronides Câmara de Araújo (Unidade Acadêmica de História e Geografia), Fernanda de Lourdes Almeida Leal (Unidade Acadêmica de Educação) e do Cacique Geral do Povo Potiguara, Antonio Pessoa Gomes.

A realização do projeto é do Ministério da Educação (MEC) através da Secretarias de Educação Superior (Sesu) e de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), da UFCG, através do Centro de Humanidades – CH e, da Organização dos Professores Indígenas Potiguara (OPIP). O Projeto ainda tem o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria de Projetos Estratégicos - UFCG/Reitoria, do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos (LEME) e do Projeto Universidade Camponesa (UniCampo).

Data: 07/11/2006