Uerj consolida pioneirismo em design

Robson Santos, formado pela Escola Superior de Desenho Industrial da Uerj (Esdi), defendeu a primeira tese de doutorado em design da América Latina, sobre bibliotecas on line de universidades federais brasileiras

Pesquisar em acervos de bibliotecas disponíveis na Internet pode ser uma experiência positiva ou uma enorme dor de cabeça.

O mar de informações da grande rede ameaça tragar quem não conseguir navegar por tantas possibilidades de pesquisa, sem a inestimável ajuda de um bibliotecário. Como contribuir para melhorar a qualidade da interação do usuário com esses sistemas?

Para responder a essa pergunta, Robson Santos defendeu a tese "Usabilidade de interfaces para sistemas de recuperação de informação na web: estudo de caso de bibliotecas on line de universidades federais brasileiras", pela PUC-RJ.

Ex-aluno da Esdi/Uerj, Robson investigou dois sistemas utilizados por bibliotecas universitárias na Internet: Pergamo e PHL.

A partir dessa análise, desenvolveu um protótipo de interface e o submeteu a avaliações de usuários, recrutados entre estudantes, profissionais de bibliotecas e projetistas de sistemas.

"Os resultados mostraram que o protótipo apresentou alto grau de satisfação em praticamente todos os itens avaliados, ou seja, ele atende aos três aspectos da usabilidade: efetividade, eficiência e satisfação", explica Robson.

"O mais importante é colocar os conhecimentos do projetista a serviço das necessidades do usuário, com uma abordagem que valorize a experiência de uso do sistema".

Data: 31/10/2006