Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) cria base de dados on-line de madeiras brasileiras

Nomes popular e científico, características e usos são algumas das informações disponíveis

O Centro de Tecnologia de Recursos Florestais (CT-Floresta) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) disponibiliza, em seu site (http://www.ipt.br/areas/ctfloresta/lmpd/madeiras), a base de dados de madeiras comerciais brasileiras, nativas e de reflorestamento, para os setores de móveis e da construção civil.

Acessível desde o último dia 10, a ferramenta foi criada a partir da publicação em CD-ROM intitulada Madeiras para móveis e construção civil.

A realização contou com o apoio técnico da Colaboração Interamericana em Materiais (Ciam) e com recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de SP.

Inicialmente, foram oferecidos dados de 50 das principais espécies. Até o final do ano este número deverá chegar a 80 e, a partir daí, a atualização será feita regularmente.

Segundo o diretor do CT-Floresta, Geraldo Zenid, o sistema é amigável e facilita o acesso do internauta interessado de diversas maneiras.

Para cada madeira apresentam-se as seguintes informações:

nome popular principal e outros nomes populares, nome científico; características gerais (descrição anatômica macroscópica, durabilidade natural e tratabilidade química); características de processamento (trabalhabilidade e secagem); propriedades físicas (densidade de massa e contrações); propriedades mecânicas (flexão estática, compressão axial, choque, cisalhamento, dureza Janka, tração normal, fendilhamento), além dos usos recomendados na construção civil e na indústria de móveis. presentam-se também imagens do corte transversal das madeiras, com aumento de 10X, das faces tangencial e/ou radial.

Data: 31/10/2006