topo_cabecalho
Cptec/Inpe oferece curso virtual a distância para países da língua portuguesa

Entre os dias 14 e 17 de novembro, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), oferece um curso a distância, através da Internet, voltado a especialistas da área de meteorologia de países de língua portuguesa.

O treinamento, promovido pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM), ligada à ONU, visa expandir e maximizar o uso de dados de satélites meteorológicos em todo o planeta. Para este fim, a OMM criou o Laboratório Virtual para Treinamento em Satélite e Utilização de Dados.

Através do Laboratório Virtual, centros de excelência ligados à Organização, situados em vários continentes, organizam o treinamento para diversos países de mesma língua. O último curso oferecido através do Laboratório da OMM ocorreu durante o mês de outubro, para países de língua inglesa e outro para países de língua espanhola.

Este será o primeiro treinamento a distância para países de língua portuguesa organizado pelo Cptec/Inpe, através da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DSA), e que conta com o apoio do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Instituto de Meteorologia (IM), de Portugal. Cursos presenciais, com o apoio da OMM, já foram organizados pelo Cptec, no Centro Espacial de Cachoeira Paulista (SP), do Inpe.

Neste treinamento, "High-Profile Training Event (HPTE)" - Treinamento de Alto Perfil -, contará com quatro dias de atividades, com interrupção no feriado do dia 15. A inscrição é gratuita e os participantes deverão ter acesso a um computador, equipado com placa de som, microfone e caixas de som, conectado à Internet, além de ter instalado o programa Yahoo Messenger.

O software Visitview, utilizado no treinamento, permitirá apresentações no padrão do power point, com a vantagem dos professores realizarem marcações que poderão ser vistas instantaneamente na tela do computador dos participantes.

As inscrições estão sendo feitas pelo site
pindara.cptec.inpe.br/visitview/HPTE/index.shtml, até o dia 10 de novembro.


Data: 26/10/2006