Fortalecimento da educação ocorre no nível superior e no básico, afirma ministro

O ministro da Educação, Fernando Haddad (foto), voltou a afirmar durante visita à Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, que a educação superior e profissional pode ser valorizada sem retirar recursos da educação básica.

"Rompemos com uma visão de que os níveis de ensino se contrapunham", disse. "O importante para a educação do país é que os investimentos em todos os níveis sejam crescentes", salientou Haddad.

Exemplo disso é a necessidade da aprovação do Fundo da Educação Básica (Fundeb), que tramita na Câmara Federal, completou o ministro.

Haddad participou de encontro com pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e departamentos da reitoria e coordenação de núcleos da UFPA.

A Universidade possui dez campi, nove deles localizados no interior do estado, e ainda conta, hoje, com 36 mil alunos matriculados.

Durante a reunião, a vice-reitora da UFPA, Regina Barroso, formalizou ao ministro a solicitação de um campi da Universidade em Altamira, na região central do Pará.

O ministro também visitou a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), onde recebeu, de forma simbólica, o plano de expansão da Universidade para o interior do Pará, que já havia sido entregue ao Ministério da Educação em abril deste ano e encontra-se em análise.

Haddad
esteve ainda no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-PA), onde acompanhou aula dos alunos de Linguagem Brasileira de Sinais, a Libras.

Para finalizar, o ministro visitou a Universidade da Amazônia (Unama), onde estudantes discutem, em um encontro, a reforma universitária.

Haddad destacou, para uma platéia de 400 estudantes e professores, que esta é a primeira reforma universitária realizada durante um regime democrático.

Dirigindo-se aos estudantes, o ministro afirmou que "nossos pais e avós não tiveram essa oportunidade; por isso, não podemos nos omitir desse debate. Temos que tornar a educação uma agenda prioritária do país".

Data: 26/10/2006